15 jogos que estavam graficamente à frente do seu tempo

A Gamingbolt fez um apanhado de 15 jogos que quando saíram foram inovadores no capítulo gráfico, tendo marcado um novo capítulo de qualidade gráfica face ao que existia até então.

Ao longo dos tempos vimos jogos que foram marcando devido a serem, no seu lançamento, um salto fenomenal face a tudo o que havia sido feito até então.

São vários os jogos que se enquadram aí, e os 15 escolhidos pela Gamingbolt são apenas uma amostra deles, mas revelam jogos que realmente foram inovadores para a época em que sairam.

A ordem pela qual eles são colocados não é cronológica, e aliás, apesar de numerados do 15 ao 1, tal não é mais do que uma simples numeração. Isso torna.se notório quando o artigo original escrito não coloca os jogos na mesma ordem do video.

Pela ordem do video que se encontra no fim:



Crysis – 2007 – A escolha mais óbvia para esta lista. Impressionou tudo e todos no lançamento, e mesmo nos dias que correm não destoa tremendamente face ao que de melhor se faz quando corrido no máximo dos máximos dos detalhes. Foi durante muito tempo o melhor que se fez a nível visual.

Uncharted 2 – 2009 – Vindo da Naughty Dog, uma empresa que sempre puxou os patamares da qualidade em tudo o que lança, este jogo impressionou ao ter uma qualidade nunca antes vista nas consolas. Animações brilhantes, um nivel de detalhe e polimento impressionante, e a maior aproximação ao fotorealismo que se tinha conseguido até então nas consolas.

God of War – 2005 – Todos os jogos God of War tentaram puxar o hardware aos limites. Nesse sentido destaca-se o primeiro jogo da série pois o nível de detalhe e polimento nos visuais não tinha tido precedente até então. tal como todos os God of War, uma maravilha técnica.



Donkey Kong Country – 1994 – Numa altura onde visuais 3D eram algo quase impossível, Donkey Kong Country tinha visuais que para a altura eram completamente abismais e inovadores. Usando sprites 3D e um estilo de arte fantástico, era um jogo onde todos colocavam os olhos pela qualidade gráfica muito à frente do seu tempo.

Killzone 2 – 2009 – O trailer CGI marcou um patamar de qualidade ao qual a equipa ficou presa e comprometida. E quando foi lançado o jogo não foi, felizmente, muito diferente do prometido, sendo uma maravilha técnica para a época, com visuais que não se julgavam na altura possíveis em consolas, desde a luz aos detalhes de partículas e pequenos detalhes nos modelos e texturas. Um jogo que marcou graficamente.

Star Wars: Rogue Squadron II – Rogue Leader – 2001 – Quem vê imagens deste jogo tem dificuldades em acreditar que o mesmo é de 2001. Tudo estava incrivelmente bem modelado e os visuais eram incrivelmente espectaculares ao ponto de ainda hoje estarem atuais. Um feito notável para a altura.



Soulcalibur – 1998 – Um jogo incrível em todos os aspectos, especialmente o visual. Numa altura onde o uso de poligonos 3D era algo complexo e com o qual as equipas lutavam, Soulcalibur destacava-se ao ser incrivelmente bom. Foi um salto tremendo no avanço do 3D e um jogo que se destacou graficamente por isso.

Sega Super GT – 1996 – Quem vê os jogos atuais de carros poderá não perceber como este jogo foi revolucionário. É de 1996, mas está ao nível do que ainda hoje vemos em muitos jogos para dispositivos móveis bem mais potentes do que o que havia na altura. Durante os quatro anos que se seguiram mais nenhum jogo atingiu este esplendor visual. Estava à frente do seu tempo!



Metal Gear Solid 2: Sons of liberty – 2001 – Hideo Kojima sempre tentou puxar os limites tecnológicos em todos os seus jogos, e este mostrou-o bem. Este era um jogo que estava ridiculamente à frente de tudo o que se fazia na altura. Animações, detalhe e qualidade gráfica. Tudo estava patamares acima do que existia no mercado em 2001.

The Order: 1886 – 2015 – Mesmo que o jogo não tenha saido aquilo que se esperava, no capítulo gráfico The Order 1886 marcou ao ser o primeiro jogo que demonstrou do que a geração de consolas em que existiu era capaz. Foi o primeiro jogo a mostrar realmente o poder da geração, e ainda hoje é dos jogos com melhor grafismo existentes na atual geração de consolas.

Shenmue – 1999 – Uma obra prima visual para a altura e estava ridiculamente à frente do que se fazia. Numa altura onde a implementação do grafismo 3D com qualidade era algo com que as equipas ainda se debatiam, o jogo foi feito com a qualidade que se lhe conhece e nem sequer foi para o sistema mais potente da altura.



Metal Gear Solid 4: Guns of the patriots – 2008 – Apesar de esta versão de Metal Gear não ter agradado em todos os aspectos, houve um onde a mesma era consensualmente boa, o grafismo. Detalhes como a fita da cabeça de Snake a abanar ao vento não eram normais para altura, mas mais uma vez a equipa de Kojima puxou o envelope gráfico ao máximo.

The Witcher III: Wild Hunt – 2015 – Apesar de ficar abaixo do prometido nos videos promocionais, a realidade é que tudo no jogo era uma obra prima. E mesmo assim, o jogo é visualmente impressionante com pormenores gráficos de topo como o abanar das árvores, a lama no chão, os reflexos do sol no ecrã e a barba e cabelo de Gerald. Fantástico!



Black – 2006 – Uma joia que passou ao lado de muitos. Um jogo de acção intensa com pouco conteúdo, mas uma proeza técnica para o seu tempo. Luz, animações, modelos e cenários totalmente destrutiveis. Fantástico!

Driveclub – 2014 – Mesmo agora, 4 anos volvidos, parte da tecnologia de Driveclub está à frente do que se tem feito. Phisically Based Rendering com luz dinámica e efeitos de tempo fabulosos são absolutamente incríveis. O jogo pode não ser o mais perfeito, mas é pura e simplesmente belo.

E agora o video:





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