1440 TAA na PS5, e 1440p PSSR na PS5 Pro em The last of us – Parte 2

The last of us Parte 2 PS5 vs PS5 Pro. Os resultados podem não ser facilmente visíveis em vídeos de youtube. Mas na realidade são enormes!

Ver um vídeo de Youtube em ecrã dividido que mostra as diferenças entre a PS5 e a PS5 pro nos jogos não é a solução ideal.

Mas a realidade é que as diferenças existem!

As imagens animadas que se seguem mostram a versão PS5 de The last of us na PS5 e na PS5 Pro… e as diferenças ali saltam bem à vista. O jogo corre em ambas as consolas a 4K, sendo que ambas re-escalam de uma resolução nativa de 1440p. A diferença é que a PS5 re-escala usando Temporal Anti Aliasing (TAA), ao passo que a Pro re-escala usando o PSSR.

A diferença na qualidade é como do dia para a noite. Vejam:



Poderá haver quem diga… ahhh, isto em movimento nem se nota… Mas nota! Será menos do que 800p para 1080p pois a densidade dos pixels é bem mais alta, mas nota-se, especialmente em ecrãs de grandes dimensões! E negar isso não elimina a realidade.

 



82 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Antonio
Antonio
28 de Outubro de 2024 10:02

A questão é se essa diferença justifica a diferença de valor da ps5 pro…

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Antonio
28 de Outubro de 2024 10:42

Justifica muito mais que você sair de uma 3070 pra uma 4090. E isso que eu acho esse pro muito longe da realidade em preço.

Juca
Juca
Responder a  Antonio
28 de Outubro de 2024 16:18

Pra quem não gastou com um PS5 ainda, justifica, pra quem já tem um PS5, comprar um Pro por esse preço, acho que não.

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Outubro de 2024 10:29

Haha, quando comecei a ver estes artigos, imaginei que estarias a ponderar. Eu compreendo-te. Eu vou esperar para ver, além do mais o leitor de discos está esgotado (ou a preço de scalper) e não a compraria sem esse acessório.
Até estou a ponderar vender a PS5 standard, para a dor não ser não grande. Há que resistir, é uma compra irracional.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Cardoso
29 de Outubro de 2024 11:09

Aqui eu devo ir de pro só ano que vem… Lá por Janeiro ou Fevereiro quero ir ao Paraguai e trazer um. Não devo gastar mais que R$4.500,00 num Pro com leitor de discos.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Outubro de 2024 23:26

Eu já pondero a não pegar um possível PS6 numa janela próxima ao lançamento e se por acaso existir crossgen é capaz de me segurar e esperar o PS6 Pro.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Outubro de 2024 19:04

Estás disposto a dar mais 900 e tal euros por diferenças residuais?
E não te esqueças do dinheiro que já deste pela PS5 anterior, mesmo que a vendas, a brincadeira fica em cerca de 1200€ caso vendas anterior por um bom preço, é a completo desvirtuar do que o mercado de consolas devia ser.
Eu quando te vejo dizer que é um diferença tipo dia e noite, eu confesso que tenho dificuldade em ver isso, porque o que estamos a debater neste jogo que na sua essência é de PS4, é o quão melhor está a relva, tecido e cabelo, pelo dobro, repito, dobro do preço…

Estamos a atingir um elitismo no que toca ao grafismo, com o qual não me identifico minimamente, talvez por eu ser do tempo em que as diferenças eram de facto diferenças tangiveis e que valiam o meu dinheiro, mas isso sou eu e cada um faz do seu dinheiro o que bem entende.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Outubro de 2024 12:16

Tenho um amigo meu que vai comprar a PS5 Pro, quando lhe perguntei o motivo, ele disse que tinha prometido a PS5 que tem a uma sobrinha, e disse-o com um sorriso maroto.
Nós como pessoas somos especialistas em arranjar desculpas para duas coisas, adiar tarefas que não gostamos de fazer, e comprar coisas que não precisamos, mesmo que o nosso instinto diga-nos que não precisamos daquilo para nada, temos um bichinho a moer-nos o juizo e que nós próprios vamos alimentando com uma criatividade e engenho, que são as desculpas.No teu próprio comentário primeiro referes que estás de pé atrás, depois estás a ponderar, e reconheces que te está a moer, e usas a desculpa de que se gastas 2000 no PC, porque não metade na consola?Até te dás ao trabalho de arranjar uma espécie de PPR para quando tiveres 60, e quando já estamos nesse tipo de argumentação com nós próprios, é porque já temos a decisão de compra literalmente trancada.Amigo Mário, este teu dilema e respetivas desculpas, eu também tive, tenho e sempre terei, não sou diferente de ti, somos uns apaixonados por isto e como tal não pensamos com a cabeça mas sim com o coração, e o mais irónico nisto tudo é que eu sei que tu vais comprar a PS6, e que a PS5 que tens ai em casa também está livre de stutters.

Last edited 1 mês atrás by José Galvão
José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Outubro de 2024 15:34

Nas TV’s tu notas uma diferença, uma TV de 55” que custa 600€ para uma que custa 1000€, tens uma boa diferença na qualidade de imagem, a minha X900E foi considerada a TV do ano e do melhor no mercado em termos de qualidade/preço, o mesmo mindset com o qual olho para uma consola, tive foi azar porque só durou 4 anos.

Em relação à Xbox, sabes perfeitamente que o meu PC tem estado instável, ainda está na mesma, quando puder troco o CPU que é onde está o problema, e também sabes que a partilha de títulos da Xbox com o PC só começou a meio da geração passada, só que eu tenho dezenas de jogos que vem desde a Xbox original e que não estão no PC, logo não estou para estar a comprar quase toda a minha coleção Xbox no PC, portanto a Series X, a ultima consola da Xbox com drive de discos, foi a melhor opção porque consigo trazer comigo grande parte da minha coleção da Xbox OG e da 360.
E para que saibas, não gastei um único cêntimo na Series X, falei com o pessoal da Cex que conheço pessoalmente e que me arranjou uma consola impecável, e dei material para troca.

Comigo podes comentar seja que situação for, o que não me cai bem é o timming em que referes essas situações.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  José Galvão
30 de Outubro de 2024 16:24

Mas existe uma diferença grande já com essas pequenas atualizações. Vamos ver com a primeira atualização da Insomniac, com várias adições para o PRO. Falar que não existe diferenças substanciais é querer se convencer que no Ps5 base o game é a mesma coisa e não é!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Outubro de 2024 21:59

Se eu fosse tu pegaria a pro antes de vender o base. Aí daria alguns artigos da Pcmanias colocando lado a lado os jogos rodando no base e no Pro. Seria de grande valia pra todos conseguirem dimensionar as diferenças.
No meu caso não é necessário, consigo ver as diferenças significativas mesmo com um patch simples para libertar as vantagens do PRO.

Last edited 1 mês atrás by Sparrow81
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
31 de Outubro de 2024 13:15

Não tem a possibilidade de lançar 2 artigos por semana apenas, Mario? Sentiremos demais se a Pcmanias morrer.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 de Novembro de 2024 20:47

Quando uma IA tem mais bom senso e espirito critico que a maioria das pessoas.

Devias perguntar à ChatGPT, aproveitando o decorrer da conversa, o que acha ele do impacto de um eventual encerramento do site.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Sparrow81
30 de Outubro de 2024 17:44

Mas quais grandes diferenças?
Isto é uma consola Digital Foundry, para se fazer zoom a 3x e andar a ver imagens lado-a-lado, no mundo real em movimento desafio-te a dizer quem é quem, e se for da Insomniac então, ainda mais dificil se torna de topar alguma diferença.
Se calhar deve ser o único que acha ridiculo gastar mais 400€ para se ver mais vegetação, ganga da Levis e cabelo Loreal, epá não me cabe na cabeça, e quanto mais comparações eu vejo, mais certeza tenho do que digo.

Se fosse o caso em que a PS5 avariasse, e já que tenho que comprar outra, ao menos compro melhor (e mesmo assim…) ainda vá que não vá, mas estar a dar tanto dinheiro por tão pouco, fora a mensagem que passa, é quanto a mim, um desperdicio, especialmente tendo em conta que daqui a 3 ou 4 anos, tens a PS6 que faz tudo o que a Pro faz, e ainda lhe acrescenta mais performance.

Juca
Juca
Responder a  José Galvão
30 de Outubro de 2024 18:56

José, é um console caro, e com muitos poréns, mas pra quem pode e prefere jogar em consoles vale.
Poder jogar os games com a qualidade visual virtualmente de 4k@60 vale cada centavo. Hoje, ainda me vejo obrigado a escolher o modo qualidade dos games porque não suporto ver os mesmos jogos mais feios, salvo em raríssimas exceções. FFR7, por exemplo, já me dá uma vontade louca de comprar, o problema só é o preço apropriado. Não pago mais do que custaria uma 4070 ti super num console, que pra piorar não tem drive de disco, e tem uma vida estimada de apenas 4 anos, mas o pior de tudo mesmo é a Sony não tem um único grande jogo novo pra mostrar o potencial da coisa, mas olha a coisa é do dia pra noite pra alguns jogos, e os da Sony nem são os mais especiais nisso, tendo em vista o polimento e os modos 40fps de todos eles. Agora assim, pra quem sempre joga nos modos performance e não liga pra qualidade visual eu entendo perfeitamente que é um console realmente desnecessário.

Juca
Juca
Responder a  Juca
30 de Outubro de 2024 18:57

Pelo preço que foi a PS5 eu comprava sem pestanejar e vendia a minha PS5 antiga pela metade do valor.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  José Galvão
30 de Outubro de 2024 20:02

Galvão, eu consigo ver diferenças significativas nessas imagens de TLoU2 do artigo numa tela de smartphone, agora imagina isso em um ecrã de 65 polegadas! É muita diferença! E isso que é um patch simples e automático. Muita gente vai se surpreender no comparativo do Spider-Man 2 pós patch. Ali têm adições que mudam o visual de um jogo, como iluminação global, oclusão de ambiente e sombras no modo fidelidade Pro.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 de Novembro de 2024 20:41

Lembras-te de uma vez estramos a jogar Driveclub e tu apontares alguns defeitos gráficos e eu tinha alguma dificuldade em vê-los?
Não é negação, há pessoas como tu que tem ”olho” para notar diferenças minimas, talvez pela tua vida ligada ao PC que te habituou a perceber bem as diferenças, mas a esmagadora maioria da qual faço parte, não nota tanto nem liga a tais diferenças.

Eu acredito que a PS6 poderá valer a pena por uma razão muito simples, a Sony está a agir, convencida de que tem o mercado na mão, tal como na era da PS3, e essa arrogância terá efeitos na próxima geração, quando for a transição para a nova geração é que a Sony vai pagar a fatura do que estão a fazer agora, e tal como com a PS3, vão ter que dar ao litro.

Isto é uma projeção minha claro, tendo em conta que a história tende a repetir-se.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 de Novembro de 2024 21:52

Achas que a PS6 será 800€?
Isso não seria um tiro, isso seria um missil nos pés, as consolas sem as massas estão condenadas, e 800€ não é de todo um preço para as massas.

Embora tenhas razão em relação ao preço da eletrónica, penso que a culpa não morre solteira, sabes tão bem como eu que as consolas sempre foram vendidas com perda, e que depois iam recuperar o dinheiro perdido com a venda de jogos e serviços, com excepção para a Nintendo que sempre vendeu as suas consolas com lucro, dai que a Sony tenha adotado a mesma estratégia.

Como é que é possivel que a Sony já tenha lucro com cada PS5 vendida em menos de um ano, e a Microsoft ainda perca entre 100 a 200 dólares por consola em 2022?
Acho que o preço da eletrónica não justifica tudo, penso que tenha havido uma mudança de estratégia em relação ao modelo antigo, e é por isso que as consolas não baixam de preço ou até aumenta, deve ter a ver com as flutuações do mercado mais o modelo Nintendo em ação.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 de Novembro de 2024 19:40

Veremos é como é que o mercado reage a essas mudanças, isto é, o mercado de massas que é o que compõe o mercado das consolas, não estou a ver essa mancha do mercado aceitar consolas a 800 ou 900€ e jogos a 90€ com qualidade inferior.

Algo me diz que provavelmente o mercado vai obrigar a Sony a subsidiar a consola, tal como sempre fez, será mesmo uma questão de sobrevivência, ou então acontece-lhe a mesma coisa que aconteceu com a Nintendo, teimou em não baixar o preço da Wii U e passou de mais de 100 milhões de consolas vendidas, para uns míseros 13 milhões.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Outubro de 2024 12:55

Seria uma boa estratégia comprar o PS5 PRO e seguir jogando.

Quando sair o PS6 espera até o PS6 PRO sair para ver como a Sony vai estar até lá.

A gente sabe que os primeiros 2 anos de PS6 vai ter crossgen até da Sony, então não vale a pena mais comprar playstation no lançamento.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Outubro de 2024 18:42

Tirando a questão pessoal, o que me custa pensar numa Pro a meio de geração, é que diferente do PS5 que se sabe ter um suporte geracional completo, que dura em média 7 a 8 anos, o PS5 Pro é mais caro e só se compromete com metade disso, isso é que é de lascar. Embora saibamos que inevitavelmente teremos algo crossgen devido a base instalada, gastar mais num produto pra menor expectativa de duração é de lascar. Mas sim, você tem razão há piores expectativas para a coisa toda como essas não propriedades digitais e jogos como serviço e mesmo os preços abusivos em tudo. Estão elitizando o mercado ou tratando os usuários como viciados, então, está complexa a coisa.

Hennan
Hennan
28 de Outubro de 2024 12:27

A diferença é realmente gritante e será ainda maior em games com menor resolução. O ponto é que isso não é uma vantagem do ps5pro, mas uma desvantagem do base. Tanto Sony quanto Microsoft estão seis anos atrasados.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Hennan
28 de Outubro de 2024 13:47

Claro que sim
A pro não tem vantagem nenhuma.
Por essa ordem de ideias indo pela base a RTX 3060 quando saiu em 2020 já estava obsoleta.

Juca
Juca
Responder a  Nuno Sousa
28 de Outubro de 2024 16:19

A série 20 já contava com DLSS antes de 2020.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
28 de Outubro de 2024 17:12

O DLSS antes da versão 2 era uma verdadeira porcaria, algo experimental. Tanto é que o upscaling começou nos consoles e o checkerboarding era pau a pau com a primeira versão do DLSS.

Last edited 1 mês atrás by Sparrow81
Hennan
Hennan
Responder a  Nuno Sousa
28 de Outubro de 2024 17:33

Concordo com você. A Nvidia tem lançado produtos capados, com chip reduzido e tecnologia exclusivas. É uma vergonha o que ela vem fazendo. Daí a Sony tem a ideia de copiar as piores práticas do mercado. Não basta cobra pelo online e save na nuvem. Cobrar mais caro pelos jogos. Tem que colocar uma tecnologia exclusiva num console de meio de geração.
O que me assusta é as pessoas acharem isso normal.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Hennan
28 de Outubro de 2024 17:16

A Sony tá tão atrasada que, lá em 2020 no lançamento dos consoles era impensável rodar um R&C no PC. Agora fizeram uma gambiarra que um R&C corre, mas as transições são mais lentas que no PS5, isso que a taxa de transferencia é abaixo de 5GB/s com certeza. Agora tu imagina o que aconteceria com o PC se o Ps5 meter picos de taxa de transferência de 22GB/s! Quem sabe o PC da Nasa acompanhe e olhe lá.

Last edited 1 mês atrás by Sparrow81
Hennan
Hennan
Responder a  Sparrow81
28 de Outubro de 2024 17:28

DirectStorage Bug Drops Frame Rates in Ratchet and Clank: Rift Apart | Tom’s Hardware
Se pesquisar no youtube vai ver que a transição também ficou mais rápida, superando a encontrada nos consoles. Direcstorage nunca foi obrigatório para rodar o game.

Netto
Netto
Responder a  Hennan
28 de Outubro de 2024 20:31

Kkkk eu acho engraçado essas teses de que de repente o base virou o culpado

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Netto
29 de Outubro de 2024 0:36

Uma galera acha que as coisas são muito mais simples do que a realidade.

1 – Ps5 trouxe muita coisa nova e revolucionária em seu hardware;

2 – Não sabemos se a tecnologia PSSR estava pronta no fim de 2020

3 – Ps5 base tinha que ter preço competitivo em 2020 e o PSSR provavelmente encareceria demais o console, tendo um concorrente que se dizia muito mais poderoso;

4 – O preço do PRO bem elevado deve ser muito por consequência do PSSR, imagina em 2020 num console base o preço disso;

5 – São mais de 6 anos projetando um console de uma nova geração, as decisões não podem ser mudadas toda hora, ainda mais se alterar projeto pouco antes do lançamento. Isso não existe!

6 – O Pro visa o entusiasta, não ser acessível para as massas! Mostrar que se faz a mesma coisa ou mais que PCs topo de gama tendo um preço muito inferior;

Por mais que eu ache que o pro poderia ser mais barato, tipo uns R$6000,00/U$600,00 com leitor, consigo ver o que a Sony fez.

No mais, Ps5 tá aí surrando GPUs muito superiores no papel, não sei o que alguns esperavam mais de um produto que é pra ser acessível! Também tenho certeza que muitas pessoas vão se surpreender de 2025 pra frente com a qualidade dos jogos que está por vir.

Last edited 1 mês atrás by Sparrow81
Juca
Juca
28 de Outubro de 2024 16:16

Minha decepção com a coisa tem sido apenas pegarem os modos performance de PS5 e só empurrarem o PSSR em cima, sem se preocuparem em dar os detalhes da versão qualidade, como densidade de objetos/npcs e não eliminando problemas de draw distance que existem em alguns jogos pra performarem melhor a 60. Estou ansioso pra ver o Alan Wake no modo 60 que estava sofrível no PS5.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Outubro de 2024 9:01
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Outubro de 2024 10:15

Até onde sei e onde foi mostrado, FF conta com alguns problemas de pop in que só estão presentes no modo performance e R&C tem poucos NPCs como apresentado no modo performance, como vistos da DF, onde viste a notícia de que essas coisas mudaram? The Last of Us parte 2 também yem pormenores de inferioridade que só existem no modo performance do PS5 base.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
29 de Outubro de 2024 11:19

Aqui:

https://x.com/insomniacgames/status/1849857089495265401?t=Cm2fgjYcfo_nCqg8xCzjSA&s=19

No mais, meio óbvio que vão haver patches que melhorem ainda mais os jogos para o PRO.

Last edited 1 mês atrás by Sparrow81
Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
29 de Outubro de 2024 12:02

“Vão haver” é o nome que se dá a “não há”. Achas o que, que a DF conseguiu esses modos Performance Pro que exibiu sem o jogo estar patcheado? É cada uma… Foi como a Sony mostrou o jogo pra imprensa.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
29 de Outubro de 2024 12:11

Não achei nada! A DF recebeu os jogos com a primeira atualização e só! É difícil conversar com alguém que quer o tempo todo entender algo que eu não disse! Complicado!

O que eu disse: Existirão novos patches melhorando ainda mais os jogos para o PRO

O que vc entendeu: A DF analisou os jogos sem atualização do PRO.

Difícil!!!!!!!!!!

Last edited 1 mês atrás by Sparrow81
Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
29 de Outubro de 2024 16:24

Existirão? Tu és insider? Estou falando do que foi mostrado e você faz presunções do futuro, que é simplesmente o que ainda não aconteceu. Vir patches pra corrigir a coisa é mera presunção sua. O que vi, em todos os exemplos dados foram modos performance com melhor qualidade visual, tanto pra first parties quanto para os thirdies, talvez a exceção tenha sido o F1, mas é um jogo que também já rodava a 60fps. Até Gran Turismo fiquei na curiosidade se há melhoras nos draws distances nos modos de 120 e principalmente no VR onde coisas aparecem repentinamente, mas de tudo o que vi, com aquilo que a Sony quis apresentar à imprensa foram modos Performance Pro com os mesmos settings dos modos performance normais, e ponto.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
29 de Outubro de 2024 16:47

Presunção o cacete! Já tá aí na sua cara que existe, cara! A Insomniac lançou a atualização nova ONTEM, a DF não analisou ainda! É óbvio que as atualizações continuam ocorrendo no Pro como no Base. Ou tu esqueceu da geração passada, que tinha um Pro e que existia atualizações constantes para além da base. Eu hein… Você odeia ser contrariado, és o dono da razão! Quando o Mario fala que tu tá errado, vc sempre vem com um “mas” pra tentar colocar seu ponto sempre acima e que ele prevaleça! Além disso tens uma dificuldade ENORME interpretar textos. É a mesmíssima história da CPU do PRO, que vc afirma que o incremento foi pouco para os jogos e que insiste em comparar universo PC com um console que você NÃO tem nem como saber se tem ou não gargalo de CPU. Credo! Mas não se preocupe, com vc eu nem discuto mais… passarei batidos nos seus textos em formato bíblia, que 90% na acrescenta em NADA nesse site. Passar bem!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Sparrow81
29 de Outubro de 2024 16:55

Desculpe-me pelos erros de português e pelo tom, Mário. Mas quando um camarada vem com textos me chamando de presunçoso e não aceitando a realidade de um Patch linkado aqui, com a descrição clara e quer dizer que o ponto dele que tá certo, é de lascar! Prometo não me referir mais a esse cidadão e nem responder mais comentários dele (mesmo porque quase sempre NÃO acrescenta em NADA). Só falei o que alguns que converso e comentam aqui também concordam e não tem coragem de falar pra não criar clima. Abraço.

Last edited 1 mês atrás by Sparrow81
Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
29 de Outubro de 2024 20:43

Jovem, o patch oficialmente lançado do Pro só saiu a 4 dias, o 1.005 antes dele fazia tempo que não saia nenhum. Como a DF teria acesso ao jogo sem estar patcheado pra mostrar antes disso? O PSSR não é aplicado automaticamente e precisa ser implementado jogo a jogo. O jogo está como mostrado, pois foi a Sony quem liberou para a imprensa. Não são vazamentos, são o mostrado, foi o que a Sony mostrou. É simples, mas vamos esperar sair, e espero que a DF aborde novamente a situação, pois há quem prefira acreditar no que virá do que no que vê ou viu. Mas nesses tempos, não é de surpreender. É a zanga é só sua, não sou mais criança pra entrar nesses papos, se quiser saltar o que escrevo, pra mim é privilégio até. Lol

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  Juca
29 de Outubro de 2024 10:33

Compreendo, fiquei muito desiludido por a Pro não ter o modo fidelity a 60 fps no Ratchet Rift Apart. Pegar no modo performance da ps5 e forçar o PSSR parece-me apressado e até ao momento não me “vendeu” a consola. No entanto gostei dos upgrades do jogo de F1.
Lá está, esperar para ver.

Last edited 1 mês atrás by Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  Fernando Cardoso
29 de Outubro de 2024 10:49

Bem, não tinha visto as release notes que o sparrow81 enviou.
Parece que as últimas versões do ratchet e do Spider 2, já trazem o modo performance pro que basicamente é o modo fidelity da ps5 base a 60 fps.
Assim fica difícil resistir.

Juca
Juca
Responder a  Fernando Cardoso
29 de Outubro de 2024 11:16

Fernando, até onde vi, essa é a conversa é do marketing. Oficialmente o que se tem de informação é que se terão mais 2 modos um fidelity pro e outro performance pro (ou seja, a qualidade do modo fidelidade parece sempre ter assets superiores, não só a resolução base como alguns possam acreditar). Espero ao menos que numa próxima geração o modo 60 venha como padrão mínimo e acabem com esse tanto de “opções desnecessárias”.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
29 de Outubro de 2024 11:32

Então você está falando que a Insomniac está mentindo? Porque o que diz no documento é que o modo performance do PRO é o mesmo que o fidelidade do base, só que a 60fps:

PERFORMANCE PRO (padrão para PlayStation 5 Pro)

Este modo tem como alvo suaves 60 quadros por segundo, mantendo a qualidade de imagem do modo Fidelity padrão por meio do uso do PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR). Todos os recursos de ray-tracing (RT) estão ativados, incluindo reflexos com ray-tracing, ray-tracing na água e interiores de janelas com ray-tracing. Este modo é recomendado para a maioria dos jogadores.

FIDELIDADE PRO

Este modo tem como alvo 30 quadros por segundo para jogadores que querem experimentar novos recursos gráficos de ray-tracing. Esses novos recursos podem ser ajustados individualmente para atingir taxas de quadros intermediárias mais altas, especialmente ao usar as opções “VRR” ou “Modo de exibição de 120 Hz”. A densidade de pedestres e tráfego pode ser aumentada em algumas áreas, e os detalhes finos do cabelo são aumentados.

NOVOS ALTERNADORES GRÁFICOS

RT Key Light Shadows: Desligado (Desempenho) / Ligado (padrão Fidelity)
Use o traçado de raios para calcular sombras do sol a média e longa distância, substituindo mapas de sombras em cascata. Essa melhoria tem mais impacto em vistas da cidade. Disponível apenas no modo gráfico “Fidelity Pro”.

Reflexões e interiores RT: Médio (desempenho) / Alto (padrão de fidelidade)
Defina o nível de qualidade para reflexões com traçado de raio e interiores de janelas de edifícios. A configuração “Médio” traça os raios na metade da resolução de renderização, e a configuração “Alto” traça os raios na resolução de renderização total. A configuração “Alto” também melhorará a suavidade da animação em reflexões e interiores. Disponível apenas no modo gráfico “Fidelity Pro”.

RT Ambient Occlusion: Off (Desempenho) / Medium / High (Fidelidade padrão)
Use o traçado de raios para calcular informações adicionais de iluminação de oclusão de ambiente. A configuração “Medium” usa essas informações para aumentar a oclusão de ambiente do espaço da tela. A configuração “High” também adiciona um salto GI do espaço da tela para informações adicionais de iluminação ambiente. O impacto visual desse recurso variará muito com base na cena.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
29 de Outubro de 2024 11:53

Está mentindo é costume nessa indústria. Os modos que você vê são os já apresentados. O modo Performance Pro não tem os mesmo gráficos do modo fidelidade do PS5 base, pois de cara já parte de uma resolução nativa menor, e como já mostrado, apresenta menor densidade de objetos em algumas cenas. Subjetivamente você poderar dizer que está até melhor, mas comparativamente se verá que os 2 modos não são iguais visualmente.
Mas você decide se prefere chamar de sofisma, marketing ou mentira.
Esse teu passionalismo te impede de ver as coisas como fatos, estás sempre a ver perfeição onde não há.
E não me venha com a ladainha de que critica a Sony pelo preço das coisas, pelo amor de d….

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
29 de Outubro de 2024 12:03

Não é isso que o documento oficial fala!!! Leia de novo! Ele fala que a densidade de pedestres pode aumentar no modo fidelidade pro em relação ao performance Pro (que é o modo fidelidade do base). Entendeu agora?
E não tem nada de passional, tem é ser racional e sensato! Analisar as coisas e não ser 8 ou 80! No início eu achei sim que o Pro seria pior que Ps4 pro, mas a realidade é que é superior ao que foi o Ps4 pro em relação a base. E não, eu não pagarei nunca acima de 5.5k num Ps5 Pro. Agora 5.5k com drive de disco vale muito a pena na minha opinião. Assim como na sua opinião vale muito a pena pagar 300 dólares no Switch pra jogar Zelda e Mario, mas o Ps5 Pro não vale! Acho que o passional aqui não sou eu!

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  Sparrow81
29 de Outubro de 2024 14:19

Percebo as reservas do Juca, mas vamos aguardar a Digital Foundry esclarecer e dissecar. Os updates com esses modos foram lançados ontem.
Uma coisa é o que vimos até agora que é o modo Performance RT (que já é capado) com melhoria de resolução pelo PSSR, outra é ter o modo fidelidade a correr a 60 fps (com todas as melhorias gráficas além da resolução, como a densidade de objetos, etc…).

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Cardoso
29 de Outubro de 2024 14:48

Pois é… O que a DF analisou foi sem esses patches lançados ontem, mas o que o documento fala é claro e objetivo, pois tem um novo modo fidelidade para o PRO, com melhorias no RT e até adições que no base nem existem!

Last edited 1 mês atrás by Sparrow81
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Cardoso
29 de Outubro de 2024 11:22

Desculpa, Fernando. Não vi que você já tinha visto o meu comentário sobre os patches. Daí postei de novo acima.

Fernando
Fernando
Responder a  Sparrow81
29 de Outubro de 2024 11:30

Tranquilo, agora é esperar a Digital Foundry dissecar esses novos modos performance pro e fidelity pro.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Cardoso
29 de Outubro de 2024 11:21
Ewertom
Ewertom
30 de Outubro de 2024 2:10

A Sony em 2020Vendo aparelho PS5 que roda jogos a 4k a 60 fps. único console a correr de fato demostração de nova engine. Muito poder e inovação e ai vem o Ps Pro e taca porrada na cara e isso a $799. em algumas regiões Pode bater Sony .Temos agora na geração um ps series S e um Series X. Parabens.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Ewertom
30 de Outubro de 2024 2:42

Não tem muito a ver uma coisa com a outra. Os jogos são programados no Ps5 bade e aí escalados no PRO, não o contrário. Já o SS é um console mal pensado e uma âncora para o SX.

Livio
Livio
4 de Novembro de 2024 12:49

[OFF] É isso mesmo?

PS5 Pro tem 16.7TFlops de poder

fonte: eurogamer

José Galvão
José Galvão
Responder a  Livio
4 de Novembro de 2024 16:08

Sim é verdade, a tendo em conta que a PS4 tinha 1.84Tflops e a PS4 Pro que era só mais 100€ com drive de discos, tinha 4.20Tflops, mais do dobro, esta diferença de poder da PS5 para a Pro, mais o preço pedido, o dobro, só reforça a minha posição em relação à PS5 Pro.

Andrio
Andrio
Responder a  Livio
4 de Novembro de 2024 17:20

tem um ponto aqui que, esses 16tflops são rdna 3 mesclado com 4.

Livio
Livio
Responder a  Andrio
4 de Novembro de 2024 17:40

comment image

Andrio
Andrio
Responder a  Livio
4 de Novembro de 2024 17:41

Sabia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Livio
Livio
Responder a  Andrio
4 de Novembro de 2024 18:07

Brincadeiras de lado, isso só melembrauma pessoa ter comentado aqui dias atrás que a Sony anunciou um aparelho sem divulgar as especificações e que mesmo assim muita gente estava interessada a comprar.

Ricardo Fernandes
Ricardo Fernandes
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Novembro de 2024 2:15

Se fosse RDNA 3 teria os tais 33,4 TFLOPS, como tem 16,7 TFLOPS é RDNA 2.
Cumprimentos

Ricardo Fernandes
Ricardo Fernandes
Responder a  Livio
5 de Novembro de 2024 2:12

RX 6800 RDNA 2 with custom RT and IA upscaler.
É a GPU da PS5 PRO.

error: Conteúdo protegido