A perda é de peso, dado que as pessoas em questão faziam parte da parte de responsável, deixando assim um rombo na Playground por preencher.
10 dos responsáveis pela Playground abandonaram a empresa.
Entre os nomes mencionados encontram-se os de Mike Brown, diretor criativo do franchising Forza Horizon, Tom Butcher, produtor executivo do mesmo jogo, Matt Craven, diretor de tecnologia, Gareth Harwood, director de de conteúdo, Fraser Strachan, diretor de audio, Ben Penrose, diretor de arte e Elly Marshall, diretor de efeitos especiais e interface.
Mesmo sem se saber quais os restantes nomes, estamos perante saídas de peso do núcleo duro da Playgound, e que saem porque pretendem ter mais liberdade criativa no processo de criação de jogos, algo que, pelos vistos não teriam na Playground.
Eis palavras que confirmam isso mesmo:
Os jogos são feitos de uma maneira muito específica que traz segurança real. Sabemos que se fizermos essas coisas seguidas, atingiremos essa data e o jogo sairá. Eu acho que existem outras maneiras de você ainda conseguir atingir essa data, mas também fazer um monte de coisas novas no caminho. É um truísmo dizer que você pode ser criativo ou cauteloso, mas não pode ser os dois. Ou você decide mitigar os riscos, o que limita a criatividade, ou aceita os riscos, o que libera a criatividade. Vamos construir uma equipe onde realmente os encorajamos a assumir riscos criativos, a tentar coisas novas e realmente celebramos isso como parte de nossa cultura.
A nota de maior relevo é que, numa situação pouco normal, estas saídas, não só são de peso, como ocorrem todas em simultâneo, e a meio do desenvolvimento de jogos da Playground ainda por lançar, o que certamente terá impacto nos mesmos.
A nova equipa é a Maverick Games, e dedicar-se-á a jogos AAA multiplataforma.
Isto é algo recorrente nos estúdios da Xbox, a perda de pessoas chave, ainda ontem dizias que a Microsoft é um bom sitio para se trabalhar, e acredito que sim, mas na Xbox nem por isso.
Esta “rotina” é algo que na minha opinião vai acabar por arruinar a Bethesda e a Activision caso seja comprada.
O problema dos estudios Xbox é a gestão!
Desde há muito tempo que se vem aqui dizendo que enquanto o Phil e o Booty estiverem naqueles lugares, isto vai de mal a pior. Eles são demagogos, e tem mais boca do que acção.
Se eventualmente a compra da Activision avançar, estou curioso…
E esperar que a PlayStation não compre estúdios só por comprar, para tentar compensar. (Manter qualidade em vez de quantidade)
Não é a altura ideal para comprar. Tu vês os grandes estúdios a despedir e a cancelar IPs. Estamos numa fase de reestruturação da indústria e a qualidade tem de vir acima de tudo pois é o que vende garantidamente.
Eu acredito que a Sony vai comprar a Deviation. Só não avançou publicamente porque não se quer prejudicar durante o processo da Activision.
A Deviation nem sequer seria alvo de escrutínio Nunca lançaram nada!
Certo. Mas a Microsoft poderia se defender com as recentes aquisições da Sony, caso comprassem a Deviation. E que a mesma está a adquirir.
E a aquisição da Activision é uma maneira de a que a Microsoft continuar presente.
Alexandre… a questão nunca foi a aquisição de estúdios. Isso é um procedimento normal na industria!
O que está aqui em causa não é a aquisição de um estúdio… É a aquisição de um distribuidor/produtor, que possui uma carrada de estúdios, alguns dos IPs mais famosos do mercado e, acima e tudo, é o maior independente do mercado.
Basicamente esta aquisição está a ser investigada porque, pela sua dimensão, pode causar sérios danos no mercado.
A deviation ao lado disto não vale absolutamente nada!
No entanto eu percebo o que dizes, e sendo que se torna irrelevante anunciar uma aquisição agora ou depois, a prudência dita que se o faça depois. E até aí nada de anormal.
Eu acredito que sim. E também “acho” que a Sony anda a adiar a apresentação dos novos jogos, devido a isso. Tudo isto para não impactar negativamente a sua postura relativamente a compra da Activision.
Lembro me que a MS já veio a publico referir que a Playstation tem mais e melhores jogos, inclusive falando de Spider man 2.
Se não estou em erro, é em Abril? Que a compra é aceite ou rejeitada?
[OPINIÃO] O meu palpite de próxima aquisição da Sony seria a Square, pelo enxugamento de IPs que teve, e pelos recentes contratos de exclusividade, e pela postura da Sony de ter reduzido sua divisão japonesa e provavelmente querer aumentar seu apelo por lá, onde a Nintendo domina sem qq dificuldade. O Jimbo também havia falado que as aquisições se tornariam mais agressivas por parte da Sony após o anúncio da MS adquirindo a ABK. Mas obviamente que com a tentativa da MS de reter os principais shooters da indústria, é natural que a Sony queira garantir alguns produtores desse tipo de conteúdo.
Como fã de PS, pra mim, a Sony garantindo FF, KH e DQ está bom demais.
bom, esse negocio de ser agressivo nas aquisições, segundo o Jim, eu acho que era no contexto de “a compra da activision vai passar”
Não acho que eles, a sony, irão ser agressivos nas compras futuras se o negocio da activision-MS for barrado.
Simples, se a compra da activision for liberada significa que “vale tudo” no mercado.
esse monte de bobagens que o Phill fala na internet queima o filme dele com o pessoal no “chão de fabrica”
Sabe liderança por exemplo? é mais ou menos assim.
Imagine o cara que quer fazer um single player foda na MS e ve o phill ir na internet, recalcado, com frase passiva agressiva para falar mal de Horizon e Zelda?
“single player não tem mais o mesmo impacto”
Agora a galera lá da The Initiative vendo o Phill fingir que tá jogando o jogo deles para fazer manchete que está jogando?
O sujeito lá na I343 tendo que aturar um chefe “bosta”, vendo o Phill gastando 7bilhões na bethesda e agora 70 bilhões na Activison pensando
“que nojo, e vir aqui dar jeito nesses meus chefes vagabundos?”
ou
“gasta 80 bilhões e não pode me contratar fixo, tem que ficar essa bosta de contrato temporário?”
E a Rare reclamando que o Phill aparece UMA vez a cada 4 anos lá (presumo eu que eles veem o phill toda hora twittando e dando entrevista mas lá não vai)
Eu já trabalhei com gente que “resolve o problema” e que “faz as coisas acontecerem”, esse perfil ai simplesmente odeia chefe vagabundo e não trabalha se o chefe for um inútil falastrão…
Fora esse estúdio aí nas recentes demissões os estudios de Halo e starfield foram afetados. Eu sendo usuário de Xbox ficaria preocupado com a qualidade dos jogos que foi prometidos lá trás e até agora nada.
No meio de tudo isto eu só refiro a quem nos continua a achar fanboys, que as coisas continuam a acontecer… e são sempre do lado da Microsoft.
Constatar-se as coisas e dizer aquilo que é, não é tomar partidos e nem nunca foi!
A 343 parece ter sido reduzida a estúdio de apoio, segundo algumas notícias. Mas pra Halo, acho que vai ser muito bom. Sempre vi como solução pra Halo a entrega dele pra ID, Halo ganhará pitadas irônicas no seu enredo e uma mecânica de ação ímpar e frenética, como só a ID consegue entregar. Vejo isso é com bons olhos.
Minha críticas a demissões estão na esfera do “têm dinheiro pra torrar, mas não pra preservar empregos”. Sobre a MS, pra fazer jogo bom tem de mudar mesmo, do jeito que está não está funcionando, e os que fazem coisa boa ainda tão caindo fora.
Torço pra que Starfield seja muito bom e não um Fallout 76 do espaço. A Bethesda é muito boa nos RPGs, o problema dela sempre foi a Engine antiquada e que não evolui, Fallout 76 é uma exceção, não a regra.
Eu também vejo com bons olhos os futuros Halos sendo feito pela ID Software. Aliás, seria a lógica, já que dentro do universo Xbox, Halo é uma IP System Seller, mais importante do que Doom ou Wolfenstein, logo seria razoável entregá-la para o seu melhor estúdio em jogos do gênero.
Mas pelas entrevistas que já vi com o Billy Khan e demais mentes pensantes da ID, eles são extremamente metódicos com suas engines, buscando escalabilidade máxima (por ex, a partir dos 9 minutos aqui https://www.youtube.com/watch?v=tBgv_0q5gmM). Seria no mínimo bizarro se jogassem a Slipspace Engine fora, após tantos anos com a 343 sofrendo pra fazer essa engine funcionar. Mas é algo que pode muito bem acontecer.
Carlos, a Luminous da Square está na mesma, mas quanto antes se focarem esforços no que funciona, melhor.
A questão mais crucial quanto a Engine da ID, é que apesar de “Rage” (a IP sandbox da ID) existir, a Engine da ID basicamente é consagrada em por ambientes menores e abarrotados, o que é ótimo para os mata-matas de multiplayer de Halo, mas nem tanto pra se insistir nos sandbox, mas não que não funcione, só não é o ápice da ID esse uso.
Eu, sinceramente, não vejo motivos é pra se insistir numa Engine que não entregou nenhum sucesso ou revolução na indústria.
Por mim, a Square, por exemplo fica na Ureal 4/5 mesmo. E Halo deveria, portanto, adotar a ID Tech.
Também eu acho.
Tudo que a ID precisa fazer é um DOOM com skin de HALO, tira umas coisas e outras ali e pronto, realizado o Halo!
Ou não… halo tem algo… uma alma… que se pode perder. Quando o jogo saiu da Bungee já perdeu um pouco, e agora saindo da 343i pode perder ainda mais. Fazer um jogo não é só fazer… senão qualquer um tinha o seu Halo. Há algo ali que, mesmo tendo o código fonte, tens de saber respeitar.
Daí que a coisa pode correr bem, ou mal… não é exatamente uma certeza!
Eu entendo, Mário, mas tem coisas que não voltam mais, pra Halo ter sucesso hoje, precisa de novos ares. Poucas franquias conseguem se reinventar como um Mario Bros, o certo é que na 343i não vai.
Halo não precisava de grande coisa. A fórmula existente era de sucesso.
O que ele não precisava era de ter sido lançado à pressa porque a direção queria que fosse lançado. Não precisava de ter sofrido com os problemas que teve porque a Microsoft trabalhava com contratados em vez de funcionários fixos.
Halo merecia mais respeito por parte da direção. Não teve, e danou-se. A 343i é naturalmente quem dava a cara, mas todo o processo foi desde o início um problema de direção.
Amanhã falamos melhor em artigo próprio.
Halo é muito grande,eu mesmo escrevo em grupo de amigos que basta a Mic fazer um remake do 1 ou do 2 usando a U5 preparando terreno pro e 6 e todo mundo esquece que Halo Infinit existiu
Sim, concordo que isso seria uma possibilidade.
A ideia é realmente boa, mas porque a MS não faz?!?! Difícil de entender, né?
acho que essa ideia de “entregar a IP” para outro estúdio é o problema cultural da MS…
veja só, deu certo entregar fable para a playground? montar estúdio para Halo e Gears?
na melhor teve Gears, que é bom mas tb não é GOTY 90+ igual os três primeiros e o resto foi so coisa ruim ou problemas
um estúdio é como uma pessoa, tem que ser espontâneo
É complexo essa de entregar, ao que entendi da Insomniac com o Spiderman, além de permanecerem meio que no mesmo território do que já faziam, a perguntaram se queriam trabalhar nele. Não sei direito a história de como Fable chegou a Playground, se imposição superior ou realmente de empolgação, também não sei que grau de liberdade deram ao estúdio pra mexer no que já existia, tudo isso faz uma enorme diferença.
Aguardar o que vem por aí deles, são uma equipe talentosa. Espero que venha daí um excelente game de carro como sempre foram os Forza Horizon.
Eles não farão um jogo de corrida no próximo projeto.
Já deram pistas do tipo de projeto?
Não, só falaram que querem fazer algo diferente.
Eu adoro Forza Horizon, pra mim é um dos jogos de corrida mais divertidos de todos os tempos. Mas convenhamos, é exatamente a mesma fórmula desde o primeiro game que foi lançado em 2012. Isso não é necessariamente um problema, mas talvez a equipe responsável gostaria de propor uma nova fórmula. Essa liberdade criativa nem sempre é bem vinda, talvez a gestão prefira ficar repetindo a mesma fórmula de sucesso do que conceder a devida liberdade para que o estúdio desenvolva novas idéias.
Esse assunto é complexo, porque a lógica indica que algo de sucesso não merece grandes mudanças.
Eu entendo quererem liberdade criativa e a vontade de inovar se arriscar e fazer algo diferente, mas pra isso, penso que o ideal é se montar equipes, ir preparando sucessores e daí numa equipe nova, tocar novos projetos em paralelo.
Muita gente que fez sucesso não deu muito certo tentando tocar projetos diferentes, mas é preciso realmente correr riscos pra trazer ares que inovem em algo.
É natural que quem acredite em seu potencial queira se destacar e não ficar associado a um único feito, pelo menos é assim com os grandes nomes da indústria.
Vê lá meus comentário no artigo do PS VR2
Penso que as grandes mudanças estão associadas ao timing.
Forza Horizon 1 em 2012 por exemplo teve um excelente timing, porque a Turn 10 já estava em uma posição bastante confortável com os seus 4 Forza Motorsports (2005, 2007, 2009 e 2011), e foram autorizados a trabalhar em conjunto com a Playground no Forza Horizon que virou um spin-off. Observaram uma lacuna na indústria, já que Need for Speed não estava mais no seu auge.
Talvez agora estejam observando uma nova lacuna na indústria, e não estão autorizados a seguirem nela, já que Forza Horizon 5 foi aclamado e a sua fórmula ainda não se esgotou. Não sei, é hipótese minha mesmo.
Claro que existem mudanças que são forçadas. Por exemplo, em God of War a Santa Monica se viu forçada a mudar, porque o GOW Ascension não foi tão bem sucedido, a fórmula já estava esgotada. Tentaram inclusive um multiplayer neste jogo, que embora eu achei divertido, se esvaziou rapidamente.
ai que bate um dos problemas que eu vejo na MS… eles acham que video game é software igual office e windows.
isso é o que me parece, claro, não estou lá dentro para sentir o clima.
vc nunca vai ver a MS falando “enjoamos de fazer Office, todo mundo do office agora vai fazer um banco de dados”
mas nos jogos isso acontece… e precisa acontecer também
[OFF] https://www.eurogamer.pt/rumor-343-reduzida-a-estudio-de-apoio
Mau timing para a MS reduzir as equipas. Isto não poderá influenciar negativamente a compra da Activision?
Até que enfim, antes tarde do que nunca, deixa a ID cuidar de Halo de uma vez
Mas tu gostou do HALO da 343 ou odiou?
Isso é uma dúvida sincera.
agora veja só, acabei de falar em “liderança por exemplo”
agora imagine o pião lá, digo pião pq é o cara que bota a mão na massa e faz
hoje ele acordou e foi demitido ou viu um colega competente ser demitido na MS
ai abre o twitter e veja só o que ele encontra:
Stung! Sting reportedly played elite Microsoft event as layoffs loomed Jan. 19, 2023 at 3:47 pm Updated Jan. 19, 2023 at 7:35 pm
https://www.seattletimes.com/business/stung-sting-reportedly-played-elite-microsoft-event-as-layoffs-loomed/
Deto, mas não sei o por quê do seu estranhamento, esse papo de “cortar gastos” da elite empresarial nunca foi sobre os seus próprios gastos. Aliás nunca foi sobre gastos, e sim sobre a ideia “maximizar” lucros. Não há nenhuma empatia com os outros.
Não vê as Americanas? Rombo de mais 40 bilhões de reais, com um dos caras mais ricos do mundo como sócio, com patrimônio suficiente para garantir liquidez da empresa e pede recuperação judicial pra dar calote nos demais acionistas. Cadê o povo que gosta de pedir a “privatização” das coisas a fazer a tal “autocrítica”? A “sociedade” é hipócrita, e a “elite”, mais ainda.
então, na Sony e Nintendo eu até agora não vi esse tipo de comportamento.
a mim isso parece um negocio mais de norte americano… que irão ser uma das causas da queda do “imperio romando” da nossa atualidade…
EUA precisa de reformas urgentes, nível New Deal ou maior… a UE que abre o olho, senão o EUA lava eles junto…
Um dos sintomas da doença do EUA, que não parece afetar Sony e Nintendo e afeta a MS, é esses bilionários escrotos que concentram todo o dinheiro da geração deles e demitem 10 mil pessoas enquanto embolsam bonus de 50 milhões e usam a verba da empresa para patrocinar show de celebridades pra eles.
Deto, tens um comentário por aprovar.
Corrige os termos “adultos” usados ou não aprovo.