Um utilizador resolveu testar a latência do novo DualSense face aos controladores da Xbox. E os resultados são… surpreendentes!
Com a Xbox série X a Microsoft prometeu uma revolução nas latências dos seus comandos…
Num sistema constituído por três partes, que passava pelo reconhecimento rápido do pressionar dos gatilhos, e por uma tecnologia de latência de pipeline dinâmica na consola que a Microsoft afirmava permitir aos jogos receber instantaneamente o input, e que depois era processado pelo monitor o mais rápido possível graças ao HDMI 2.1.
Basicamente quando vimos a esquemática que está a ilustrar o artigo, reduzimos imediatamente o esquema a duas partes, removendo a parte do HDMI que seria algo igualmente suportado pela PS5, uma vez que o HDMI é um standard que nem é de uma empresa, e nem de outra.
Faltaria então ver se essas duas componentes realmente faziam a diferença.
E as dúvidas começaram a aparecer quando a Microsoft deu a conhecer que iria trazer a componente da consola, o DLI, para as actuais Xbox, o que dava a perceber que tudo não era mais do que mero software.
Mesmo assim, ficava a dúvida… Como seria que o seu controlador se comportaria face ao Dualsense.
E essa resposta surgiu graças a um utilizador…. E o que ele nos traz não é uma tabela… é um vídeo… onde a diferença é percetível a olho nú e chega ao tempo de alguns fotogramas de diferença!
Vamos ver:
source https://t.co/hjHbdeiXuU
— Droidsense: A rising tide lifts all boats (@Alejandroid1979) November 20, 2020
Como é dito pelo próprio, isto está longe de ser uma análise bastante precisa e/ou científica, pelo que teremos de aguardar por testes mais profundos. Mas a realidade é que a promessa da baixa latência da Xbox aparenta ser mais uma que foi superada pela concorrência, sem que esta sequer a tenha publicitado.
Já vi chamada da artigo em que Phil esta “fall in love” com o DualSense.
Não duvido que o próximo controle Elite venha com pelo menos um haptic feedback
Já começa a ser uma característica da Microsoft, a gabarolice disto e daquilo para depois cairem no ridículo, o comando até podia ter menos latência mas o Dualsense é tão à frente que isso não ia importar, mas nem isso.
Por acaso hoje vi pela primeira vez uma Series X, na montra de uma CEX, para quem não conhece, é uma cadeia de lojas que compra e vende artigos usados, estavam a pedir 690€…
É maior do que esperava e é um reflexo da atitude da Microsoft para a nova geração, é a lei do menor esforço.
A questão é bem simples quando se olha para os dois consoles: Uma é tecnologicamente superior, a outra usou de marketing para falar muito. No final do dia, a Sony mais uma vez deu uma aula e a Microsoft, que falou muito, na hora H passou vergonha.
Para se ter a latência menor do dynamic latency imput é preciso de um jogo compatível e HDMI 2.1 (o que provavelmente a tv da pessoa do teste tem porque está jogando a 120 fps). Esse jogo provavelmente não é compatível e fazer teste de latência pelo gatilho envolve algumas variáveis. Pelo que li, o controle do Xbox series X/S também não diminui a latência em PCs em jogo algum até o momento, mas ter menor latência no console seria a redenção do controle do series.
PS: no vídeo completo, o Youtuber afirma que “se você está comprando o PS5 em detrimento do Xbox só porque o controle tem mais features, está cometendo um erro”, na contramão de muita gente.
Bom, eu só vou decidir quando jogar em um dualsense, mas ainda estou cético.
O Dualsense não é a oitava maravilha do mundo… mas o certo é que ao lado dele os outros controladores são meros brinquedos!
A minha tv tem HDMI 2.0 e suporte a vrr e 120fps a 1080p. Alguém aqui acha que isso não é suficiente para a next gen? Quem sabe não seja suficiente para ps6, mas pra geração que está começando é mais do que o suficiente.
Se tiver VRR, a TV está boa por um bom tempo (mas não arriscaria dizer que até o fim da geração), a menos que você faça questão de jogar em 4k 120 fps alguns pouquíssimos jogos como Fortnite e Rogue Company. Mas, caso essa tecnologia da MS funcione como o anunciado (2 ms de latência), talvez seja um bom motivo para donos de Xbox comprarem uma tv com HDMI 2.1, caso queiram jogar de maneira mais competitiva.
4k/120 não é possível para os consoles. Esquece isso.
É possível, mas será muito raro e limitado a poucos jogos. Ori roda em 4k 120 fps, o rogue company também está anunciado para rodar dessa forma. Não é de se espantar que os estúdios first party consigam tal façanha, assim como haviam jogos em 4k dinâmicos 60 fps na geração passada, o que era praticamente um milagre.
Halo infinite também terá esse modo, mas não sei se será dinâmico e confesso que não sei se é necessário HDMI 2.1 com 4k dinâmicos e 120 fps.
Os 120 fps são um fogo de vista que vais ver agora, mas que com o tempo só vais ter em indies. O grafismo vai evoluir… e os fps vão-se tornar secundários.
Dinamic Latency Input é um termo pomposo criado pela Microsoft… O que o HDMI faz é apenas o ALLM (Auto Low latency mode), que é mudar a TV para o modo de menor latência possível. O HDMI em si não melhora latências nem na consola e nem na TV, ele apenas pode mudar o modo da TV.
E para tal não precisas de HDMI 2.1. Uma TV HDMI 2.0 com suporte às funções do HDMI 2.1, como é o caso da minha, oferece-te isso!
Quanto ao teste pelo gatilho ele não é preciso… mas o que ali tens está medido em fotogramas e não em um par de ms de segundo, pelo que estamos a falar de algo que se sente na prática.
Sim, a MS cria muitos temos pomposos para fins de marketing. Eu não defendo nenhum deles sem antes ver em prática ou reconhecer sua potencialidade. Nesse caso, ela deixou claro no Blog que o ALLM é uma feature do HDMI 2.1 e que é apenas um pequeno complemento para o DSI e que é uma coisa nova, não apenas um padrão da indústria que a MS está suportando. Eu mesmo tenho muitas dúvidas sobre ele e não vi quase nenhuma explicação, não sei se ele será compatível com PC, como vai funcionar com os controles de One, nem como e quantos ms exatamente essa feature consegue retirar de latência na equação controle-console-jogo.
O fato é que para o DLI funcionar, é preciso de HDMI 2.1 E compatibilidade do jogo, porque ele depende do suporte do jogo. No vídeo em questão, não vi nenhuma menção ao cumprimento desses requisitos, pelo que não serve de base para especular que o Dualsense seria equivalente ou teria menor latência que o controle do Series com DLI.
https://news.xbox.com/en-us/2020/03/16/xbox-series-x-latency/#:~:text=For%20Xbox%20Series%20X%2C%20the%20team%20devised%20a%20solution%20in,Latency%20Input%20(DLI)%E2%80%9D.&text=The%20result%3A%20significantly%20lower%20controller%20latency.
Para o ALLM funcionar… E como tal o DLI não precisas de HDMI 2.1. Precisas do suporte ALLM, uma característica do HDMI 2.1, mas que, por ser software é oferecido desde já por algumas marcas no HDMI 2.0b.
O mesmo com o VRR. A minha TV suporta tudo do HDMI 2.1 excepto a largura de banda para as resoluções superiores pois é HDMI 2.0b.
Não deve ser nada. Junto com as novas tools de desenvolvimento vai vir um patch para resolver isso também 😀
Como esse video foi feito? De que forma foi calibrado? Qual TV foi utilizada? O user usou o modo game nos dois testes? Está ligado em um Xbox series X mesmo? É o controle do Xbox Series mesmo? É esse usuário confiável? Que jogo é esse que ele consegue reproduzir a mesma cena exata e parece que ele apenas trocou de controle utilizando um PC?
Até uns meses atras, 60fps eram descartáveis por que estragavam a qualidade gráfica dos jogos e assuntos de latência de comandos eram ignorados como se não existissem. Quem viu vocês e quem vê agora hein…