Uma patente de Mark Cerny mostra aquilo que é o diagrama da PS5… e mostra que os núcleos do CPU são unificados, com um sistema de caches diferente, mas equivalente ao infinity cache.
Uma nova patente revelada pelo US Patents office mostra aquilo que será o hardware da Playstation 5. É uma patente do Mark Cerny e detalha o hardware da consola em pormenor.
Eis a imagem relevante:
Esta imagem revela uma situação que há muito é referida como existente na PS5, a existência de dois CCX unificados no CPU, o que torna o seu CPU num CPU com funcionalidade real de 8 núcleos e não 2×4 núcleos como nas Xbox e consolas da passada geração.
Repare-se na imagem de cima onde o bloco 320 que representa o CPU mostra dois CPU cores designados como 323, com uma cache partilhada, assinalada com o número 325.
Este esquema é depois mais detalhado na imagem que se segue:
Aqui vemos os dois CCX com vários núcleos (1 a N, que neste caso serão 1 a 4). Cada núcleo tem uma cache L1, e cada CCX tem depois uma cache L2. Mas ambos os CCX partilham depois uma cache de nível superior L3.
Esta situação não é exactamente o mesmo que um único CCX de 8 núcleos, mas a partilha da cache L3 permite que o sistema de dois CCX de 4 núcleos se aproxime muito dessa realidade. Num esquema como o usado pelo ZEN2, que equipa as actuais Xbox e usado igualmente pelos Jaguar das consolas de anterior geração, teríamos duas caches L3 pertencentes a cada um dos CCX, pelo que a comunicação entre os dois processadores de 4 núcleos teria de ser externa, o que aumenta em bastante as latências e tempos de resposta.
Esta situação é algo que temos apenas presente no ZEN 3, e uma das grandes responsáveis pelos ganhos de performances desses processadores face ao Zen 2, e esta patente aparenta confirmar a sua existência na Playstation 5, explicando assim as melhores performances da consola a 120 fps. É pura e simplesmente uma questão de performance do CPU!
Na primeira imagem vemos ainda um bloco de cache identificado com o número 358, que deve ser a SRAM do complexo de Entrada/Saída (não confundir com o controlador do SSD, que está fora deste chip). Este sistema de E/S (350) tem acesso direto à cache do CPU (325), à cache do GPU (334), e à memória GDDR6 (340).
O que aqui está presente não é infinity cache, mas a funcionalidade é claramente a mesma. A de reduzir os acessos externos ao silício para comunicações entre as partes, o SSD e a GDDR6. Quando associado aos cache scrubbers e aos motores de coerência que permitem que todas estas caches falem entre si, isto é uma arquitetura diferente do infinity cache do RDNA2, mas uma alternativa proprietária da Sony, que é criada com um objetivo semelhante. O evitar um bus de acesso à memória maior, e minimizar o acesso à RAM.
Numa outra nota, refere-se ainda que o Geometry Engine deverá ser revolucionário, e dos elementos que, nesta forma atual da PS5, ou noutra diferente, mais vai marcar o RDNA 3. Basicamente o RDNA 2 trabalha em hardware com shaders primitivos. A Microsoft introduziu o Mesh Shaders, que são uma evolução mais fácil de ser trabalhada e que otimiza muito trabalho, mas que é algo que funciona por software no API. Ao que tudo aponta o GE fará tudo isso, mas por hardware, libertando uma carrada enorme de recursos do GPU e, mais do que isso, fará tudo num processo inicial, otimizado e de forma muito mais rápida.
A RED Gaming Tech refere ter novidades sobre o hardware da PS5 esta semana. Vamos ver se os dados deles batem certos com estes nossos!
Nossa muito legal isso Mario espero que se comfirme, realmente o ps5 é cheio de surpresas.
Tudo que eu queria é poder comprar um.
Mas pelo jeito aqui no Brasil só em Fevereiro ou Março nenhuma loja oficial tem nem previsão de quando vai ter e no Mercado Livre já tem consoles a venda por 9 mil reais e ainda tá vendendo.
Não tenho ansiedade o suficiente pra pagar o dobro do preço.
Comprei o meu dia 19 na Amazon, a entrega está marcada entre dia 24 de dezembro e 8 de janeiro.
Tem que ficar atento, peguei o meu na Magalu e saiu por 4k considerado o cash back, chegou ontem a noite, por voltas das 21:00 hrs, nem acreditei quando tocou o interfone e o rapaz falou que tinha uma encomenda!!
Para evitar problemas, recomendo que sempre que saias de um jogo PS5 para um PS4 ou vice versa, feches mesmo a aplicação anterior antes de abrir a nova. Nesta fase a consola não gosta muito de misturar as coisas.
O processo de fecho é algo diferente da PS4… tens de ir ao menu, ir ao jogo, e escolher opções no comando. Só aí tens a opção para fechar a App.
Comprou quando? O meu eu já estou conformado que só chega ano que vem, se vier antes e lucro.kkkkk
Comprei dia 17/10, era para entregar dia 19/11, mas está bom, importante que chegou!
Estás livre para postar.
Estás livre para postar
Eu dei mole também. Fiquei com medo de pegar na pre venda e agora estou sofrendo. rsrsrs. Amazon tá data de entrega prevista para 5 de janeiro. 🙁
Pior q acabei comprando a tv pro ps5 mas agora o ps5 vai demorar 😅
Sim a diferença verificada deverá resultar das introduções mais inovadoras implementadas na ps5 e não por questões de maturidade do equipamento que querem fazer passar. O que me preocupa é se não há forma de a nível de software compensar esse ganho da ps5. Com a campanha da consola mais potente podemos verificar a medidas radicais como o patch do Assassin’s de downgread. Se não podes acompanhar cortas na outra versão. Uma vergonha. E não é por acaso a paridade do ocorrido agora com o outro jogo da ubisoft.
Seria interessante na GDC 2021 o Cerny falar sobre as features do ps5.
Seria uma obrigação
O que não entendo ainda é porque ninguém tirou um raio-x da APU do PS5 para termos certeza do que há lá dentro. Muitas pessoas já pegaram o console, será que ninguém que tenha esse tipo de recurso pensou nisso? será que estão com medo de desmontar e perder a única unidade disponível? haha.. talvez seja essa a explicação já que estamos passando por uma escassez de PS5.
Há poucas consolas. Ninguém quer ficar sem jogar. 😁
Sim, haha foi exatamente o que pensei… fazer o que, o jeito é esperar.
Excelente artigo Mario.
Vc pretende postar suas impressões sobre o console? Seria muito bom ter sua analise sobre ele
Eu recebi o meu há 2 dias. Gostei da agilidade dele, mas algumas mudanças nos menus e layout estão me incomodando, alem de alguns bugs na hora de abrir youtube e spotify… a Sony vai precisar dar uma boa polida no sistema operacional dele.
Vou falar de leve…
Sobre o que dizes, o que me incomoda mais são as diferenças em determinadas situações chave, face à PS4. Por vezes vejo-me grego para descobrir coisas que antes fazia direto.
Mas no global as coisas até parecem fazer mais sentido assim. Só que sendo diferente mete confusão.
Quando tiveres dúvidas a opção são os 3 pontinhos 😃
É uma maravilha de consola e o comando nem se fala. Estou empenhado no Souls. É preciso uma paciência
O fato de colocarem separado os jogos e midia já é uma ótima melhoria. Mas me pego constantemente segurando o botao ps do joystick pra desligar o console kkk
Outra coisa que nao achei é a opção de mostrar todos os jogos no menu principal. Aparecem só alguns, tenho que ir na biblioteca pra iniciar algum jogo que nao aparece
Basicamente o cpu da Xbox séries x é mais rápido, mas o da ps5 é mais eficiente!
Num contexto onde o CPU do XSX ainda tem que lidar com descompressão e o do PS5 não, podemos dizer que não, não é mais rápido, e nem mais eficiênte.
Os números apresentam apenas uma realidade onde tudo seria conduzido a perfeição
A questão é que 100 MHz a mais não compensa a maior latência. Daí que o CPU só é mais rápido em condições ideais. Em uso multicore livre ou em situações de uso intenso a cache unificada bate a velocidade pura e dura.
Será que a melhor performance na ps5 é devido a diferença de entrega dos devs kits?? O devs kits da Xbox séries x, foi entrego muito depois da ps5….
Não, não é. O desenvolvedor de Dirt já disse isso. Esse papo de devkit é mais controle de dano que qualquer outra coisa.
Essa do DIRT ainda está entalada, meter uma porca no sítios dos faróis, desculpem mas não é problema da consola.
Também a questão dos downgrades não me parece propositado, é normal quando mexem numa coisa estragam sempre outra, que o diga o Windows
Não sabes… o jogo pode ter LOD (level of detail) dinâmico nesses componentes, e descer a qualidade para manter os fps.
Na imagem que vi nem tem a mesma forma, se fosse o caso de LOD não teria sombras nem reflexos e talvez um pouco desfocado, para mim foi um lapso ou desleixo
O LOD não tem de ter a mesma forma dado que corta nos polígonos… O LOD é suposto ser algo mostrado ao longe, onde o pormenor não se nota. Se for um erro de LOD, é normal ter uma forma diferente.
Estamos a falar da empresa que apresentou em 2017 a Anaconda, a empresa que criou o DirectX, que está a desenvolver a Xcloud, a pioneira na retro compatibilidade, a maior empresa de software do mundo, e uma das empresas mais valiosas do mundo, que gastou biliões a comprar empresas de videojogos?
Será que essa empresa não tinha meios para criar devkits a tempo?
Mas a pequena Sony teve?
pioneira na retro entre aspas
Uma pergunta… O PC tem vindo a ter, desde sempre, GPUs com mais CUs. Apesar que as drivers vão melhorando performances ao longo dos tempos, lembras-te de algum caso onde, logo no lançamento, um GPU com mais CUs não tirasse partido deles dando-lhe vantagem? Eu não me lembro.
Então coloque a informação completa, “pioneira na retro” só dá argumento para aqueles que você já corrigiu em outros artigos. ,Do modo que está irão pensar que a retro foi inventada pela MS.
A retro em si a MS não foi pioneira. Ela foi pioneira em 2 casos:
A “retro” no One, onde um disco de 360 não funciona diretamente no One sendo preciso baixar o jogo novamente modificado;
E a retro, com funções de melhoramento, no Series X
O mesmo caso do ps3 onde ali a arrogancia foi descomunal e a pior falação da história👌levando uma surra em performance da concorrente,agora como ela virou o jogo?Não foi com resolução nem fps e sim com que mais importa que é e sempre será o conteúdo.Não se iludem temos uma empresa que contem 23 estudios com uma capcidade real de entregar pelo menos 6 AAA por ano.Fora game pass,Pagar 350 reais num game sendo que neste serviço com custo anual de quase 500 reais e com um catalogo invejavél tanto first e third fica facil fazer uma escolha
Falando por mim, não quero Xbox nem de graça
Uma opinião sua e deve ser respeitada.Eu já com um possível anuncio do FH5 a SX já é motivo de aquisição para mim,fora o EA play
Ewerton… Mantêm o nome constante e igual ao de sempre.
Mudei por ti, mas não vou andar sempre a fazer isso.
Foi o pc que colocou tudo.Valeu👍
Esse suposto anunciou de Forza Horizon 5 é apenas um rumor “quase” sem fundamento, visto que a Playground por hora está bem ocupada com seu Action RPG de mundo aberto o qual nem gameplay ela tinha pra exibir. Mas de certo que ele deverá aparecer durante está nova geração.
Netto, a PG tem duas equipes trabalhando em paralelo com Fable e o Forza Horizon 5. O que Jeff Grubb diz faz sentido, pois FH5 está sendo feito sobre o motor Ftech, enquanto o FM8 está sendo feito sobre o motor Ftech X, ou seja, uma reformulação do Ftech. Esse atual motor deve estar sendo usado no Fable tbm, pois certamente tanto Fable quanto FM8 serão só do Xbox series, onde o FH 5 será possivelmente um game cross gen, por isso o que Jeff diz faz todo sentido.
Ok, vamos supor que o Rumor é verdadeiro então, ele mesmo defende que o lançamento seria pro ano que vem, bem a Microsoft já tem diversos jogos já anunciados e alguns até mostrados que só irão lançar pra 2022 em diante, e jogando na segurança eu já referi acima que o título deve sim aparecer em algum momento nesta geração, mas pra agora o que se tem são apenas promessas e nada mais.
Netto, o problema é que as pessoas olham o xbox pelo one e não pelo pós one. Querem ver jogos, mais jogos, porém esquecem que jogos demoram e que a compra desses times são recentes. Jim Ryan fala em crescimento orgânico dos estúdios Sony, porém há um crescimento orgânico nos estúdios da MS tbm. A própria Playground games, saiu de um pouco mais de 100 funcionários, para 278 funcionários, tendo em aberto 107 vagas, fora Inxile que eram 80 funcionários e a MS aposta em uma equipe de até 800. Se fizer uma pesquisa rápida, verá que quase todos estúdios que a MS comprou
Estão com números de equipes para games AAA. Será que todos os games serão AAA? creio que não, mas tamanho eles estão a ter para isso. Estúdios demoram a formarem, não é um processo rápido e demanda recursos, fora que pode ter contra tempos. O problema é que no caso especificamente do xbox, há o fã que sabe que a empresa está devendo mais bons jogos, mas há também o hater que usa o argumento de que a MS ainda não mostrou nada concreto, etc… Porém, caso esses games cheguem, é a msm pessoa que achará defeitos e exaltará algum game da plataforma concorrente. Eu, por exemplo, creio que virão coisas boas, pq leio constantemente coisas e acompanho contratações desses estúdios, não somente os da MS, mas tbm os da Sony, porém existem os incrédulos e eu os respeito, mas se a pessoa tem alguns neurônios, percebe que se a MS não tivesse interesse em games, não teria comprado equipes e crescendo as mesmas, simples assim! As compras são recentes e se nada ainda chegou, por um lado mostra um certo comprometimento em não entregar mediocridade e certamente Halo Infinite foi a gota dágua pra eles!
A Microsoft tem de provar o que pretende. E como um artigo que sai para a semana o demonstra, a aposta na consola é secundária. Está longe de ser igual à da Sony.
Os estúdios estão a expandir, mas não sei se é para produzir AAA ou apenas mais jogos AA… porque se entrares num esquema de Xcloud tens de ter exclusivos regulares… Não te basta 2 ou 3 por ano!
Mário, não importa se terão vários AAs, caso lancem pelo menos um ou dois AAAs por ano! Não consigo entender o preconceito com AAs, como se a Sony ou a Nintendo vivesse somente de AAAs. Quanto ao console, obviamente não terão a mesma aposta da Sony em hardware dedicado por motivos óbvios! A MS diz que o xbox é um ecossistema que soma-se console, cloud e pc, enquanto a Sony foca totalmente em seu console , por isso as vantagens do ps5 em otimizações, etc… Porém, o xbox receberá todo o suporte de jogos do game pass e está tendo jogos que antes eram somente dos pcs, então não sei até onde a MS vê ou não vê o console como secundário.
Não entendeste… Não há nada de mal em criar AA misturados com AAA, lançando alguns AAA por ano… A questão é que não se deve confundir equipas grandes com AAA. O que eu quero dizer é que uma equipa grande tanto pode criar um AAA como dois AA.
Quanto às consola ser secundária falamos mais para a frente na semana… Nessa altura poderemos, perante os dados, debater isso.
Recordo só que se a situação é a que vais ver, não é por falta de poder econômico da Microsoft.
Mas como disse, mais para a frente na semana.
Agora eu entendi o que queria dizer, Mário! Quanto aos jogos, há muitos projetos AAAs vindo da MS, inclusive nas ofertas de emprego no LinkedIn, porém certamente terão muitos AAs mesmo. Quanto ao console ser secundário, aguardo seu artigo.
De graça até injeção na testa.
E sou amante de jogos, curto mais as franquias da Sony, mas jamais me negaria a comprar um Xbox, que dirá aceita-lo de graça
Mas cada um tem a sua opinião e forma de viver, quanto a isso eu respeito a sua
Netto, Ewerton, essa expressão “nem de graça” é muito utilizada aqui na região, não é ao pé da letra óbvio, significa que enquanto houver uma opção como o PS com um conjunto de características como, tipo de jogos disponíveis alí e o foco em trazer AAA muito do meu agrado, não tenho porque ir pro Xbox enquanto ele faz justamente o oposto a isso.
Se não existissem jogos exclusivos, aí qualquer um deles dava na mesma, porém o tamanho da comunidade do Playstation é um atrativo, o design (por insignificante que seja, estou apaixonado pelo design do PS5), o DualSense, a interface do PS me agrada mais e eficiência que vem mostrando… Juntando tudo, daí minha frase.
Se alguém disser; É Xbox ou nada, eu respeito totalmente, afinal, cada um tem seu gosto pessoal e não afeta os outros.
Minha pirraça é um pouco maior pois desde que comprei o One, eu não vi retorno suficiente, tirando Forza Horizon 3, o resto foi totalmente dispensável. E pra noca geração, nada promete ou empolga, do que eu vi.
É isso. Lembrando que tudo pode mudar um dia… Vai saber.
Desejo muita alegria tanto aos donos do SX quanto dos de PS5 .. E, espero me surpreeder muito com o Xbox ainda.
Meu plano inicial e ainda vigente é comprar um PS5 para os jogos exclusivos, os da plus, collection, eventuais interessantes que façam uso dos gatilhos adaptativos/feedback háptico e jogar com amigos; e o XSX para o resto, especialmente GP + EA, porque os jogos do Xbox tendem a ser mais baratos e os serviços são sem precendentes na indústria. Isso só poderia mudar caso o NOW tivesse o nível do GP, os jogos fossem mais baratos ou houvesse diferença signficativa de performance no PS5 nos multis, o que provavelmente não irá ocorrer.
Depois de usares um Dualsense o resto dos controladores nunca mais serão iguais.
Eu tive (tenho ainda) PS4 desde 2014 e nunca, NUNCA paguei por seja lá qual for jogo preço de lançamento Full, seja ele 179, 199, 249 e agora 349. Nas lojas sempre rolam promoções agressivas, Cyberpunk 2077 mesmo, o título de maior Hype dos últimos ano comprei por 174,00 na Amazon, mas o preço dele é 279,00. Esse lance aí de pagar 349,00 em títulos do PS5 é pura falácia, quem quer comprar tal jogo espera o mesmo ficar num preço mais justo, é o que eu tenho visto nos fóruns que frequento.
E sobre os 23 Studios e 6 Triplo A por ano, me abriu um sorriso no rosto. Só digo isso.
PS: A Sony tem 6 Studios a menos que a Microsoft. Não é uma diferença gritante. Gritante foi a diferença de conteúdo de ambas empresas nesta atual geração.
Somente discordo do primeiro ponto onde em pesquisa verás que não é “bem”assim.Mas 6 estudios a menos são. 6 estudios a menos.Coloca bem por baixo 1000 profissionas a menos.Isso conta e muito,fora as propriedades intelectuais que pertecem agora a Mic,sobre Cyber Punk não tem o mesmo peso de U4 ou TlU parte 2 entre ele o TLU 2,qual esta mais barato?
Ué o primeiro parágrafo é senão a minha realidade como consumidor.
E Cyberpunk 2077 tem hype tão grande quanto Tlou Part2 (se não maior pois se trata de um jogo Multiplataformas).
Mas mesmo Tlou custando 249,00 a época na edição normal eu paguei 199,00 na edição especial com capa de lata e no Ghost of Tsushima comprei por 159,00 estes dias, um jogo que custa 279,00.
Aonde você costuma comprar seus jogos?No lançamento de qualquer AAA não se encontra lojas com valor muito abaixo do mercado,só se for a versão digital e ainda em conta compartilhada.
Eu moro no interior de SP e minha cidade é o centro do Oeste Paulista,aqui tanto Amaricanas,Carrefour e etc,lançamento não custa abaixo do valor ofertado na loja online.Mas tudo certo pelo valor ofertado nestes 2 jogos R$358.00 você pagaria quanto tempo de game pass,fazendo as contas no cenário atual e com a oferta do console junto ao serviço que ao invés de cair esta aumentando o conteudo com coisas grandes não tem como negar que para o mercado nacional e muitos outros paises o Xbox é o console a ser adquirido.
OBS:Mário não sei o que esta a ocorrer onde meu PC esta colocando o nome todo
Apaga e deixa só Ewerton… Metendo uma mensagem correcta o PC deve guardar os dados.
Ewerton, permita me só dizer que 1.000 funcionários a mais pra entregar Grounded ou Halo Infinite, não contam absolutamente nada. Isso não se trata de Xbox ou PlayStation, se trata de qualidade do conteúdo, pra mim faz uma diferença absurda. A MS está muito focada em Gamepass, e não tenho uma boa impressão do que eles apresentaram e pretendem pelo visto, é sim, muito negativa, espero estar enganado e tragam coisas boas, mesmo que eu não vá jogar a princípio.
Não se esqueça da aquisição da Zenimax onde os jogos citados foram lançados antes da aquisição deste conjunto de estudios onde já se tinha vários projetos em andamento e alguns já para lançamento ano que vem
Sobre Halo eu como fã desta série fiquei muito chateado com o que ocorreu e vejo que irão reparar o jogo e dar o carinho que lhe é merecido
Sobre o game pass só a junção do serviço com o EA play já vale o investimento,não se esqueça que a série Fifa que é muito popular no mercado europeu e se caso a Mic tome o mercado americano o que irá sobrar para a Sony,eu quero concorrência,mas negar estes fatos que se caso ocorram a Sony pode ter que correr atrás com seus 70 dolares anunciados,tipo assim se quiser compre se não quiser compre outra coisa pois o preço é esse.
Pela pesquisa que fiz, a SIE/Playstation Studios tem 14 estúdios. Desses, 12 desenvolvem jogos regularmente. A Xbox Game Studios tem 25, dos quais 22 desenvolvem jogos regularmente, sendo 8 da aquisição da Zenimax.
Não avalies e a produção dos estúdios pelo que faziam fora da Microsoft. Porque se eles devem lançar o que tinham em carteira a produção dentro dos estúdios vai depender de muita coisa.
Antes da Zenimax um total de 35 estúdios tinham sido adquiridos pela Microsoft… E foi o que foi. Com os oito da Zenimax agora tens 25, pelo que é fácil perceber que 18 deles acabaram fechados.
Mas agora a Microsoft precisa de muitos estúdios pois tem de manter um Gamepass e um Xcloud dois serviços que precisam de lançamentos de baixo custo regulares. E se é provável que o que está em carteira tenha qualidade, o que se segue é que fica em dúvida.
O GP e XCloud não contam como dois serviços por enquanto, porque a assinatura é única no ultimate e não há como assinar o segundo de outra forma.
Sobre os estúdios fechados ou incorporados, a Sony também tem pelo menos uns 9, não dizem muita coisa com relação a comprometimento com jogos ou com os estúdios (exceto o fechamento da Lionhead, que foi uma má decisão), pode significar apenas uma readequação dos estúdios ou mudança de planos.
A MS, ao menos na mídia, tem uma postura de que deixará a autonomia criativa dos estúdios da zenimax, e os jogos dela vendem bem para Xbox e Pc, com a possibilidade de alguns saírem para PS5 e Switch também.
Como o esperado, eu discordo totalmente do final. Não vejo que seja possível fazer qualquer previsão ou suposição sólida de que a MS irá priorizar quantidade a qualidade e nem que uma grande quantidade de jogos first party (novos, porque antigos já existem muitos) sejam necessários para o sucesso do serviço, que já tem muitos jogos de terceiros. Quem dirá fazer a previsão de que os jogos terão redução da qualidade por estarem no GP, o que é ainda mais absurdo. Se eu fosse apostar nos planos da MS, apostaria em jogos First party para agradar a todos os públicos (como o que fará a The Initiative, uma nova IP com single player cinematográfico e também JRPGs) e em jogos GaaS ou com “multiplayer infinito”, que dão muito dinheiro.
Não esqueci, e espero saia algo disso, mas continuo com o mesmo pensamento.
Por aquilo que li até agora a Microsoft esteve a espera que saíssem as placas com RDNA2 para atualizar os dev-kits e só foi em junho ou julho, se é verdade ou não, não faço ideia.
A ps5 usa um RDNA2 personalizado, em que retiraram o que não precisavam (isso já li a algum tempo e já não me lembro aí certo o que era).
Mas não deixa de ser estranho os retro rodarem melhor na XSX que na ps5 e os crossgen na ps5 quando na teoria não deveriam correr como na ps4, digo isto porque os tempos de loading deveriam ser inexistentes por conta do SSD
Curioso… Porque a primeira consola Xbox saiu da fábrica antes da primeira Playstation. Estaria a Sony à espera de algo mais?
Os devKits da Xbox tem problemas? Tem… mas estão mais avançados que os da Sony, implementado até já situações que os da Sony ainda nem cobrem, como o VRS.
Estar a falar dos devkits sem se saber se isso corresponde minimamente à verdade, e pior do que isso, sem se comparar as realidades dos dois, é uma mera tentativa de desculpabilização de quem não aceita que, não percebendo nada, sendo incapaz de perceber que há tecnologias diversas em causa que alteram as performances, se deixou comer por paleio de Tflops e da consola mais poderosa do mundo, e que, tendo a coisa atravessada na garganta, tenta agora regurgitar essa história.
Até aceitaria isso se fosse possível comparar os devkits… mas quando há devs a dizer que estes devkits são os melhores que alguma vez a Xbox teve no lançamento de uma consola, e não podendo comparar o estado dos dois, sendo que a Xbox até usa o DirectX… o que parece lógico que se pense?
Não é uma competição sobre quem saiu por último, mas o pronunciamento oficial da MS é que a produção foi atrasada para esperar por uma tecnologia da RDNA 2 (que eu não sei qual é). Mas aparentemente, o PS5 começou a ser fabricado antes, porque conseguiu fabricar mais unidades. Onde leste que o Xbox saiu da fábrica antes do PS5?
Não sei se os Devkits são uma desculpa no contexto todo, mas se realmente foram disponobilizados em julho, o tempo para trabalhar com ele certamente foi muito pequeno.
A primeira unidade da PS5 saiu da fábrica em data posterior à primeira unidade da Xbox. Isso foi postado em fóruns… Talvez o nETTo ou o Sparrow possam ajudar aqui com as datas…
[off]
Um grupo de pessoas viu a conta PlayStation bloqueada apos terem comprado pela net codigos para activar o ps + collection sem terem ps5, quem vendia os codigos usavam as consolas deles e vendiam os codigos por cerca se 30€, quem nao gostou dessa ideia foi a sony que bloqueou pelo que tudo indica, a conta de quem comprou por 2 meses e a quem vendeu definitivamente, e o pior e que algumas das ps5 sao a versao digital e parece que ficaram completamente inutilizáveis, ou seja quem tiver a ps5 digital e melhor servir as regras a risca senao arriscam-se a ficar com um pisa papeis de 400€
É preciso dizer? Quem fez isso tinha consciência que estava a burlar o sistema. E se não a tinha deveria ter.
Sim Mario e nao defendo isso, o que queria dizer e que com uma consola digital a minima das coisas e se a consola for banida, fica inutilizável, quando uma consola com leitor, sempre se pode jogar em offline
Sim… Como tudo o que é digital ficas dependente do que te deixam fazer. É um dos motivos porque sou contra serviços. Pagas, pagas e não tens nada.
Esse caso é muito esdrúxulo. Se existem razões comerciais (financeiras) para que os jogos da collection não saiam de graça para PS4, porque a Sony não inibiu a prática e a deixa ser plenamente possível? Por que cobra o mesmo na plus de PS4 (que não tem acesso a coleção) e no PS5? Por que favorece quem tem um PS5 ou tem acesso a um via, por exemplo, amigos ou parentes?
Dito isso, vender jogos que viriam gratuitamente na collection ou compartilhar uma conta deve ser contra as regras, mas tudo isso poderia ser evitado se houvesse uma postura mais transparente. Digo sem conhecer se determinada conduta fere o contrato da disponibilização da coleção, o que autorizaria os banimentos, mas não quer dizer que eu concorde com esse serviço ser disponível apenas no PS5 e com essa postura da Sony. Mas banir um console, especialmente da versão digital, é uma medida bastante drástica.
O canal Red Gaming Tech não acredita que as ferramentas do XSX não estejam maduras já que tem jogos usando até VRS nessa fase…
O PS5 ainda nem usou o Oddle Texture ,e Geometry Engine,assim como VRR….
Acreditam que o PS5 tem ainda mais espaço para evoluir que o Série X.
Acho a coisa pode ficar ainda mais preta para o Xbox….
Substimaram demais o PS5,e a Sony foi esperta em manter sua tecnologia sobre sigilo para surpreender.
Mário, como raios isso não foi descoberto ainda? Com quase 3 semanas de lançamento ainda não há nenhuma posição definitiva e conclusiva. Não é possível descobrir por outro meio além de esperar a Sony anunciar a feature ou publicar o esquema da Die da APU do PS5?
Sim… Pegar numa consola, abri-lo, tirar o APU e meter no Raio X.
E depois, com sorte, esperar pelo menos até Março de 2021 por uma de substituição.
Pelo que vejo, ninguém quer fazer isso…
Quanto á Sony, ela tem a política que não adianta explicar pois as pessoas não percebem realmente as coisas, pelo que os jogos falarão por si.
E apesar de tudo, a nível de vendas, tem sido uma boa política.
Tem gente até incenciado de propósito carros de luxo e quebrando celulares topo de linha, deveriam sacrificar um PS5 em nome da curiosidade.
Pois tem… Tem dinheiro e podem ir buscar outro. Mas aqui podes ter o dinheiro que quiseres que não há mais consolas antes de Março e quem as tem não se quer desfazer delas.
Ótimo artigo, Mário. Essas questões me abriram uma pequena dúvida: será que jogos de lançamento como Demon’s Souls fazem uso dessas tecnologias?
Isto é funcionamento interno do hardware… Basicamente está disponível desde o dia um. Pode ser optimizado programando para essa realidade, mas o hardware vai tirar partido disso desde logo.
Obrigado pelo artigo Mario !
Mário, o RGT andou lendo seus artigos, você viu? https://www.youtube.com/watch?v=YDwMxXOzhZ4
Sim… Obrigado.