Com o Oddle Textures a PS5 poderá atingir transferências entre os 17 e os 19 GB/s

Os últimos dados revelados sobre o Oddle textures combinado com o Kraken mostram um aumento de eficiência brutal que permitirá à PS5 dobrar o valor de transferência de dados comprimidos.

Quando a Sony apresentou a sua PS5 ela referiu os seguintes valores de transferência de dados:

  • Transferência de dados não comprimidos – 5.5 GB/s
  • Transferência média de dados comprimidos –  Entre 8 a 9 GB/s
  • Capacidade máxima de transferência de dados comprimidos (pico) – 22 GB/s.

Os 22 GB/s, apesar de serem um número fantástico soavam um pouco fora do normal. Estavamos a falar de algo que ser mais do dobro da transferência média, e nesse sentido, apesar de ser uma boa arma de marketing soava a algo quase desnecessário. Afinal se os valores normais eram de 8 a 9 GB/s 22 GB/s para uma compressão particularmente boa não seria algo comum.

Mas na realidade, apesar de na altura o Oddle Textures não estar ainda disponível, esta capacidade já foi colocada com a intenção de optimizar as transferências, e aumentar as mesmas para algo mais perto desse pico teórico.

E eis que, não há muito tempo a versão 1.0 das Oddle textures foi apresentada. Basicamente este é um software que prepara as texturas de forma a que estas, sem perderem as suas caracteristicas base, comprimam bastante melhor.



O Oddle textures é algo em desenvolvimento contínuo, e eis os últimos valores revelados pelos seus criadores:

The compression improvement factor from Oodle Texture is similar and good for all the compressors, but stronger compressors like Oodle Kraken are able to get even more benefit from the entropy reduction of Oodle Texture. Not only do they start out with more compression on baseline non-RDO data, they also improve by a larger multiplier on RDO data.”

Without RDO:
1.89:1 ooLeviathan8
1.88:1 lzma_def9
1.85:1 ooKraken8
1.77:1 ooMermaid8
1.76:1 zstd22
1.69:1 zlib9
1.60:1 lz4hc1
1.60:1 ooSelkie8

RDO lambda 40:
4.06:1 lzma_def9
4.05:1 ooLeviathan8
3.99:1 ooKraken8
3.69:1 ooMermaid8
3.65:1 zstd22
3.36:1 zlib9
2.93:1 ooSelkie8
2.80:1 lz4hc1

RDO Improvement factors:
2.154 ooLeviathan8
2.157 ooKraken8
2.085 ooMermaid8
1.831 ooSelkie8
2.148 lzma_def9
2.074 zstd22
1.988 zlib9
1.750 lz4hc1

A negrito temos o Zlib, a compressão usada pela PS4, e o Kraken da PS5. E como vemos os ganhos são enormes para ambos os casos. O Zlib aumenta a sua capacidade em 98,8% face ao normal (quase o dobro), e o Kraken aumenta a sua capacidade em 115,7%, ou seja, mais do dobro.

Assim, uma capacidade de transferência de 50 MB/s da PS5 em condições ideais (somente leitura de texturas) passaria para 50 x 1,1988 = 99,4 MB/s, ou no caso de a leitura ser nas pistas exteriores onde a consola consegue ler 100 MB/s, a consola alcançará os 198.88 MB/s, o que é algo de assombroso em qualquer dos casos, e só nos faz ter pena de esta ferramenta não ter aparecido antes.

Por sua vez a PS5 aumenta as suas capacidades de leitura da seguinte forma (mais uma vez falamos de valores conseguidos com leitura de apenas texturas):

 

  • Transferência de dados não comprimidos – 5.5 GB/s
  • Transferência média de dados comprimidos –  Entre 17.252 a 19,413 GB/s
  • Capacidade máxima de transferência de dados comprimidos (pico) – 22 GB/s.

E percebe-se agora porque motivo a Sony dimensionou a PS5 para 22 GB/s, e só referiu 8 a 9 GB/s. Na altura não tinha o Oodle Textures, mas já contava com ele.



57 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Julio Esteves
Julio Esteves
3 de Agosto de 2020 11:57

Boa notícia Mário!
Isto pode significar que se pode retirar quase toda carga da GPU de renderizar um cenário?
Na minha ignorância sobre o assunto questiono se a leitura intensa do SSD desgasta como desgasta a escrita?
Como esta capacidade pode afetar um jogo feito também para XBOX SIRIES X?

Julio Esteves
Julio Esteves
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 de Agosto de 2020 12:48

Grato pela resposta.
Espero que esta notícia não gere o tradicional FUD ou marketing
desinformativo corrente na internet.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 de Agosto de 2020 13:17

Então na tua opinião, caso não se nivele por baixo, a PS5 vai ganhar os confrontos no DF?

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 de Agosto de 2020 17:05

E preciso tambem considerar o seguinte. A performance tambem depende do tamanho dos ficheiros a serem transferidos. Temos uma taxa, e isto significa que para o mesmo nivel de detalhe e tamanho a PS5 consegue carregar mais rapidamente os assets em memoria e potencialmente construir a cena mais rapidamente.

O unico aspeto onde perde e no poder bruto de processamento, isto e, o desenho de cada frame onde a Xbox a partida ganha.

Mas se a velocidade de carregamente e se o sistema for turbinado, e possivel que a PS5 ultrapasse a Xbox mesmo em performance.

O GPU so desenha os frames recebendo informacao e a PS5 parece estar melhor preparada para alimentar o GPU.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
3 de Agosto de 2020 13:03

Excelente Mário.

Só um ponto que me deixou meio intrigado. Eles divulgaram que o Kraken sem RDO alcança fator de 1.85. Neste caso, no PS5, 1.85 * 5.5GB/s = 10,17GB/s, o que excede os 8 ou 9GB/s divulgado.

Uma possibilidade é que o Mark Cerny preferiu uma compressão menos agressiva, com menos perda. Se bem que como o Kraken é de propósito geral, acredito que nem poderia ter perdas para assets que não sejam texturas.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 de Agosto de 2020 13:32

Entendi, obrigado. Você está dizendo que as texturas no geral comprimem melhor do que os demais assets, mesmo em um algoritmo de propósito geral como Kraken ou zlib.

Confesso que não sabia, obrigado.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
3 de Agosto de 2020 13:17

Mais boas notícias pra algo que já é espetacular. Não vejo a hora de ver essa máquina em ação.

Paulo Yutaka Toyoshima Girata
Paulo Yutaka Toyoshima Girata
3 de Agosto de 2020 13:27

Muito bom. De fato vai ser um console bem rápido. Curioso pra ver os resultados na prática. Mário, tenho uma pergunta que talvez seja meio boba. Mas vamos lá: o uso dessas texturas vai ter algum impacto na Geometry Engine?

Sparrow81
Sparrow81
3 de Agosto de 2020 14:05

Off- Mario, sobre a questão de patente das duas gpu’s da Sony. Eu creio que não seria para uma console pró, mas mais para um outro sistema utilizado em outras áreas, como no cinema. Acha possível ser algo nesse sentido?

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
3 de Agosto de 2020 16:58

Talvez… talvez nao.

A pessoa que colocou a patente trabalha diretamente com o PS Now, nao com a consola e ha varias seccoes que parecem referir que a tecnologia esta reservada a rackets a serem usadas em servidores.

Por outro lado, varias parecem referir-se a consolas havendo referencias uma base (light) e uma Pro (enhanced).

O mais curioso dessea patente nem e tanto o duplo GPU mas as duplas APUs que sao referidas.

E que nao e a primeira vez que temos rumores a apontar para isso:

http://www.pcmanias.com/os-rumores-sobre-duplo-gpu-da-ps5/

Recordo somente que o Cerny na apresentacao inicial nunca se referiu a uma APU, mas sim ao SoC. E acabamos por nunca ver o chip da PS5

Alem do mais, parece em linha com este rumor do inicio do ano:

https://www.broadbandbullies.com/could-this-be-the-ps5-chiplet-design-specs/

So digo que se isto for verdade… e aqui estou a teorizar completamente sem bases, logo posso estar muito errado… muita coisa faz sentido incluindo o silencio e a demora da Sony em reagir a Xbox…. E que inadvertidamente a MS acaba por promover a PS5 e se a Sony revelar estes Specs mata a Xbox e nao ha contra argumentacao possivel.

Repara: sabemos os specs e tens a maquina de marketing da MS a promover o poder os teraflops, etc.

Tens o pessoal fanatico a cascar nos teraflops a menos e o pessoal do FUD a contribuir para isso.

O que e que esse pessoal vai fazer se em vez do GPU anunciado tiveres um duplo GPU, com os specs equivalente a Big Navi e acima da XsX. O que vai esse pessoal dizer quando tiveres a lockhart anunciada como base para a proxima geracao Xbox?

Houve um Youtuber conceituado, nao me recordo do nome que apontou que a PS5 podera sofrer um aumento na memoria, o que coloca a velocidade da memoria em linha com o rumor do ultimo link. Ele tambem refere que recebeu informacoes inacreditaveis, que acha demasiado irreais, sobre golpes palacianos entre as duas companhias e a AMD.

Se o que teorizei na altura desse artigo se confirmar… explica-se este rumor, explica-se a divulgacao dos dados do APU e pode confirmar o que ele tem a dizer.

A divulgacao dos testes do Orion, Gonzalo e Ariel podera nao ter sido acidente ou golpe da MS, mas propositado.

So me recordo que o primeiro a falar dos dados da PS5 foi o major Nelson que “sabiamente” teorizou os 8 Tflops, para depois vir a corja do FUD divulgar eles mesmos os documentos via Github (foram eles que o puseram la, o que levanta a questao de como o obtiveram) que andavam pelos 8-9 Teraflops. E demasiada coincidencia.

E se a Sony, tiver permitido isso? Repara, imaginando uma das configuracoes descritas na patente, a de dois APUs, sendo que um tem o acesso a memoria e os controladoes e o outro so interage com o primeiro… se a AMD so tiver conchecimento do APU que a Sony encomendou e a empresa colocar dois na consola? O design chiplet ja funciona com CPUs – o ryzen 9 funciona dessa forma e a Sony tem tecnologia que permite usar ate 4 CPUs e GPUs em simultaneo para produzir uma imagem de jogo em tempo real ligando varias consolas em rede (ve o link). Nao custa imaginar que esta patente e derivada dessa tecnologia.

Em termos de preco no minimo poderao ser mais 100$ ao custo. Isto baseando no custo do APU da PS4 (100$). Com este custo adicional, se a Sony tivesse implementado o mesmo esquema na PS4 a consola custariam a produzir 481$ e poderia ser vendida a 499$ – o preco original da ONE.

Depende de quanto custa a empresa a APU base. So sei que quanto maior o valor, mais barato fica. E 200 milhoes encomendados e uma boa base para obter um preco acessivel por APU.

Para terminar, so digo que no caso de dois APUs, se for essa a estrategia da Sony, noa faz sentido consolas base e consolas Pro. Porque podes dobrar o GPU mas se dobrares o CPU… a consola base deixa de ser base para ser outra coisa.

Last edited 4 anos atrás by bruno
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
3 de Agosto de 2020 19:39

Faz sentido. Não seria uma possibilidade desses 100 dólares serem a diferença do ps5 com drive e digital e o com drive possuir o modelo de console high end (pro)? 🤔

Last edited 4 anos atrás by Sparrow81
bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
3 de Agosto de 2020 20:49

Não faz sentido no nome. A Sony se cortar hardware de processamento deve identificar isso correctamente.

By-mission
By-mission
3 de Agosto de 2020 14:11

Off Topic:
State of Play dia 6 de agosto confirmado…
O cara do twitter está acertando tudo, é melhor dar atenção ao que ele diz!

P.S. Ao que parece a Sony estava pronta a descarregar algumas bombas após o evento da Microsoft, mas como foi o que foi, a Sony está a segurar mais para frente…

Last edited 4 anos atrás by By-mission
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  By-mission
3 de Agosto de 2020 14:46

Desnecessário esse evento. Nada que não pudesse mostrar por trailers .. é meio que irritar o consumidor com conteúdo de PS4 e PSVR quando já passou da hora de focar no ps5. Features, retro, dashboard, etc. Esse tipo de comportamento é um baita de um tiro no pé. Só quem é fanboy para ficar satisfeito com qualquer coisa mesmo.

Last edited 4 anos atrás by Sparrow81
Lucas Diogo
Lucas Diogo
Responder a  Sparrow81
3 de Agosto de 2020 15:17

Eles têm mais de 100 milhões de usuários de ps4. Se eles ainda têm conteúdo para ela, tem de ser mostrado e isso não entra em conflito com a ps5, podendo se fazer os dois.
Eles ainda têm cerca de 3 meses e UI e features provavelmente só vão receber um post no blog deles, eles não precisam de um evento para explicar isso.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Lucas Diogo
3 de Agosto de 2020 16:11

Trailer serve para isso. Anuncia em trailer pow. Inclusive faz isso quase todo dia nos canais oficiais. Isso aí é pra encher linguiça e protelar evento ps5.

Lucas Diogo
Lucas Diogo
Responder a  Sparrow81
3 de Agosto de 2020 16:36

Pode-se dizer o mesmo dos jogos ps5, em vez de fazer um evento anuncia em trailers.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Lucas Diogo
3 de Agosto de 2020 19:41

Claro que não, né amigo. Estamos falando de um console que nem chegou no mercado ainda e se justifica eventos maiores com jogos que serão para ele. O que não justifica é colocar um evento de PS4 no meio de eventos de janela de lançamento do novo console. Como disse, para encher linguiça.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 de Agosto de 2020 20:18

Mario, todo dia tem trailer no canal PlayStation de coisa nova no ps4, isso não é novidade pra ninguém. É claro que eles recuaram e colocaram esse evento aí para esconder o restante, só que não precisa. Como disse, poderiam mto bem falar de coisas do console (sim, muitas coisas a serem faladas ainda) e deixar novos anúncios de jogos, preço e algo a mais para uma próxima. Essa estratégia aí de colocar um evento PS4 no meio é total engana trouxa. Como dizer que não tem mtas coisas mais para ps5. Quem vai cair nessa? MS? Duvido mto!

Danilo Marciel
Danilo Marciel
Responder a  Sparrow81
3 de Agosto de 2020 17:39

Concordo plenamente… mas aqui não é o lugar certo pra questionar essas coisas vamos receber mais agressões do que opiniões.

Eu to na mesma quero saber como de fato vai ser a retro, ver a dashboard nova, O PREÇOOOOO e muitas coisas além dessa embromação que ta acontecendo sempre.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Danilo Marciel
3 de Agosto de 2020 18:05

Como disse ao Bruno, penso igual. Tem MTA coisa a mostrar do ps5 ainda. Não precisa ser necessariamente jogos. E esse evento, no meio de tudo isso, com o lançamento cada vez mais próximo, mais irrita do que qualquer outra coisa.

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
3 de Agosto de 2020 17:43

Sparrow… este e um state of Play.Os State of Play sao o que dizes… trailers.

Para mim o erro esteve em chamar ao evento de revelacao da PS5 “State of Play” – a Sony precisa dos State of Play para os indies e thirds de pouca monta e dos grandes eventos (como a E3) para os grandes anuncios. Eles precisam acertar isso.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
3 de Agosto de 2020 18:03

O erro é a hora de se fazer um evento desses claramente para se encher linguiça, brother. Eles viram que a Microsoft tem outro evento em agosto e estão tentando adiar ao máximo para mostrar depois. Não precisa disso. Creio que dava pra falar de outros assuntos relacionados ao ps5 nesse evento. Já estamos a quase 3 meses do lançamento. Tem muita coisa para mostrar e não precisaria colocar todas as cartas na mesa… Só mostrar retro, dashboard, algumas features… Galera já ficaria mais satisfeita que essa embromação. Errou e errou feio nessa.

Danilo Marciel
Danilo Marciel
Responder a  Sparrow81
3 de Agosto de 2020 18:23

Concordo totalmente !

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
3 de Agosto de 2020 20:18

Tu não sabes o que mais tem preparado. Além do mais.. terias num ano normal terias todo E3 e esperariam novidades em Setembro.

A dashboard da PS4 foi revelada na PGW se não estou em erro.

Ainda falta muito tempo até a consola chegar.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 de Agosto de 2020 20:14

Eu sei. E se leres reparás que não foi isso que eu escrevi. O evento de revelação da PS5 foi baptizado como State of Play.

Depois tornou-se “Future of Gaming”, mas foi anunciado como um State of Play especial.

O que digo é que a Sony deve cingir o nome State of Play apenas a eventos para mostrar trailers de pequenos jogos como o tem feito até agora e organizar grandes eventos que não sejam associados a “State of Play” para grandes anuncios.

Assim controla espectativas.

Marco Antonio Brasil
Responder a  bruno
3 de Agosto de 2020 22:56

Concordo com o @bruno, a meu ver o erro foi ter nomeado o evento anterior, em primeiro momento, como state of play.
Sobre o evento de agora, acho até que pode ser interessante, o problema é que todos estamos em ansiedade máxima por novidades do PS5, então acaba sendo um pouco frustrante a esta altura.
Mas acho que se for focado em gameplay acabará sendo um bom evento.

Helmer Silva
Helmer Silva
Responder a  Sparrow81
3 de Agosto de 2020 15:24

Não necessariamente, eu sei que agora toda as pessoas estão focadas na nova geração, mas eles falaram antes que a PS4 ainda vai ter muita vida e querem demonstrar isso, não estou a dizer que concordo mas entendo, sendo que ao dizer isso antes do evento já põem em cheque as expectativas das pessoas para o que vão ver e se vão querer ver, ainda irão mostrar novos jogos para o PSVR que é importante saber para quem gosta da tecnologia e possível gameplay para jogos third party já anunciados para o PS5, as pessoas é que vão longe com as expectativas na minha opinião, se os state of play são focados em jogos pq raio viramos algo além de jogos, pode-se não gostar mas eles estão se a manter fiéis ao formato do state of play, mas sim têm que mandar as informações sobre a nova consola o quanto antes. Não é preciso ser fanboy para gostar deste evento, com tão pouca coisa a acontecer é meio que um “melhor que nada” e há muita gente que não vai comprar logo a PS5 e quer saber o que espera para a PS4, esse evento é para essas pessoas na minha visão

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Helmer Silva
3 de Agosto de 2020 16:12

Pra encher linguiça. Só isso. Sony anuncia coisa nova em seus canais quase todos os dias. Fazer um state of play para isso a essa altura do campeonato? Tem que ser mto baba ovo da empresa para defender isso.

Last edited 4 anos atrás by Sparrow81
Helmer Silva
Helmer Silva
Responder a  Sparrow81
3 de Agosto de 2020 17:49

Encher linguiça seria se metem-se isso que tu não queres ver num evento centralizado na PS5, mas entendo a tua frustração, também estava à espera de outra coisa. Lembro-te que eu não estou a defender, disse que entendo a empresa o fazer, tem um pouco para todas as plataformas que eles suportam, eu também preferia que fosse uns trailers e já está, mas também não recrimino, porque umas das críticas que eles estão a receber é a “possível” falta de suporte à PS4. Se eles mostrarem mais coisas sobre Kena ou R8 para mim já vale ver este evento, agora preferia muito mais o teardown da consola, apresentação da nova UI e as novas features e o preço, mas eu não controlo isso, também lembro-te que estes eventos não são marcados em cima do joelho, portanto, já era previsto ele acontecer. Porque uma pessoa não pode estar entusiasmado com o evento e tem de ser “fanboy” ou “baba ovo” da empresa, pq ir logo para esses adjetivos amigo, existem inúmeras pessoas que não vão comprar a PS5 logo que sair, e sendo um state of play um evento que é um evento focado em jogos historicamente, não sendo focado em outras coisas, por isso entendo e por acreditar que eles não tenham mais jogos first party para mostrar já já, visto que lançaram muitos jogos grandes nos últimos 2 anos.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Helmer Silva
3 de Agosto de 2020 19:48

Pior que tem mais jogos First party para mostrar no ps5, só estão segurando. Muitas pessoas confiáveis já falam sobre isso e que o primeiro ano de jogos da ps5 é algo assustador, nunca antes visto. Inclusive Imran Khan, ex editor sênior da game informer.
Ou seja, eles encheram linguiças agora, mas não havia essa necessidade. Tem mtas cartas a mostrar ainda. Como retro, dashboard, algumas features (se não quer mostrar tudo). E daria muito bem para fazer um evento de 40 minutos com esse conteúdo, pois o evento passado já foi sobre jogos. Parece que eles estão querendo enganar a MS, como dizendo que não tem mais jogos e dar o golpe de misericórdia mais afrente. Se a Microsoft mostrasse coisas interessantes de verdade no seu show, você acha que a Sony não mostraria mais coisas de ps5 agora? Eu não tenho dúvidas! Hehe
Vem mais um evento de games aí, inclusive para day one. Guardaram o maior para mais perto do lançamento. Simples

Last edited 4 anos atrás by Sparrow81
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 de Agosto de 2020 20:20

Mario, Imran Khan é um cara que fala mto pouco e quando fala sabe daquilo. Não é qualquer “insider da esquina”, é um cara que está dentro da indústria a tempos. Foi editor sênior da game informer inclusive. Então sim, eu confio mto no que ele diz.

Last edited 4 anos atrás by Sparrow81
bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
3 de Agosto de 2020 20:44

Antes de mais jogos precisa de mostrar Gameplay. Isso é que faz falta.

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
3 de Agosto de 2020 20:43

Vejamos o evento e depois veremos se é linguiça. Porque o que mais falta é Gameplay na PS5.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
3 de Agosto de 2020 20:53

Veremos. Mas já tá dito, oficialmente, que o foco não é games ps5 e sim PS4. A PlayStation soltou no twitter que se algo aparecer de ps5, será teaser. Então é um evento aleatório para se encher linguiças sim. Rsrs

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
3 de Agosto de 2020 21:31

Nao sei onde viste esse.

O ultimo twitter que vi esclarecia que haveriam check in em titulos indie e third party para a PS5.

Nada de anuncios novos… Ora temos Stray, Project Athia, Kena, Resi8, Little Devil inside, Pragmata..

Nao achas isto suficiente?

Eu ja ficaria feliz com 10 a 15 minutos de gameplay de qualquer um destes, em tempo real.

Considerando que tu antes terias uma E3 e nada mais e agora tiveste, para alem do evento de revelacao, mais… eu dar-me-ia por satisfeito.

E sobre o update a titulos PS4… e preciso relembrar Avengers? Beyond Good and Evil 2? AC Valhalla? Mafia Definitive Edition? Ao contrario da opiniao popular… a PS4 nao esta morta.

Last edited 4 anos atrás by bruno
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
3 de Agosto de 2020 21:37

A fonte que falou que o primeiro ano de ps5 era estrondoso perto de qualquer início de geração já visto foi Imran Khan, como já citei acima. Ele citou isso logo depois do primeiro evento ps5, dizendo que aquilo era a menor parte do que estava por vir. E depois disso, outras fontes começaram dizer o mesmo, inclusive que não entendiam o porquê a Sony escondia alguns anúncios de jogos praticamente prontos, que não fazia sentido, etc.
Agora, se são terceiros ou não, não falaram. O que sei é que tem alguns exclusivos de terceiros para ps5 para serem anunciados em breve e a maioria achou que seria no dia 6 próximo.

Last edited 4 anos atrás by Sparrow81
bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
3 de Agosto de 2020 22:15

Do que a Sony está à espera é simples.. que a MS venha em força. Para depois responder.

Recordo que a empresa ponderava a aquisição da WB games.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Agosto de 2020 10:42

Verdade… O assunto do tópico era sobre oddle e nos empolgamos em outras coisas. Foi mal, Mario.

Last edited 4 anos atrás by Sparrow81
Andre gt
Andre gt
3 de Agosto de 2020 15:30

Oi Mario, bela matéria! No caso do PS5 como ele chegou aos 17 – 19GB/s se quando se calcula 3.99 x 5,5GB/s consegue um resultado que alcança 22GB/s, me confundi nessa parte!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Andre gt
3 de Agosto de 2020 15:36

Os 17-19GB/s são referentes aos dados comprimidos. Não aos 5.5GB/s que permanecem como são, pois são brutos.

Last edited 4 anos atrás by Sparrow81
Andre gt
Andre gt
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 de Agosto de 2020 16:09

Entendi sim!

Obrigado

Marco Antonio Brasil
3 de Agosto de 2020 23:03

Excelente.
Acredito que essa ferramenta de compressão também será importante para permitir tamanhos de jogos aceitáveis quando se estiverem empregando texturas fotorrealistas.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Agosto de 2020 12:16

Tocou num ponto interessante, Marco Antonio e o Cerny até fez referência na apresentação. Que diminuiria a instalação… Mas será que texturas mais pesadas, Ray tracing e outras features não vai acabar dando na mesma e as instalações serão mesmo tamanho da atual geração?
Ou se pode deixar todos os arquivos comprimidos no máximo na instalação e serão bem menores?

Last edited 4 anos atrás by Sparrow81
error: Conteúdo protegido